A reitora da UEL, Nádina Aparecida Moreno, recebeu nesta quinta-feira (2) a secretária de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, com o objetivo de formalizar parceria para suporte técnico no Programa de Desenvolvimento Integrado de Reciclagem de Resíduos Sólidos para a Construção Civil, que será implantado junto à Central de Tratamento de Resíduos (CTR), localizada na zona Sul de Londrina, na estrada do distrito de Maravilha.
Com o objetivo de utilizar a mão de obra de detentos que cumprem regime semiaberto, a ideia do projeto é buscar alternativas de trabalho, além da capacitação pessoal para atender a demanda da construção civil em Londrina e região.
Só em Londrina cerca de 180 detentos cumprem pena em regime semiaberto. A reitora da UEL destaca a importância desta parceria para a Instituição. "A Universidade irá atuar como facilitadora no processo de implantação da central de reciclagem de resíduos sólidos", afirma.
A secretária de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, afirma que já existe parceria firmada com o município no mesmo sentido. "Estamos discutindo com a UEL o desdobramento do projeto para transformar o material da construção civil. O papel da Universidade é dar suporte técnico para a viabilização da usina de reciclagem de resíduos, uma vez que o potencial de produção é grande", diz.
A usina de reciclagem de resíduos sólidos dará destinação para as sobras da construção civil como tijolo, concreto, areia e plásticos. Esses materiais serão utilizados na produção de blocos de concreto, pavers e manilhas. Segundo professor do Departamento de Construção Civil e coordenador do sistema de reciclagem da Central de Reciclagem de Entulhos, Fernando Fernandes, são várias as linhas de produção no processo de reciclagem de resíduo da construção civil, uma delas é a triagem dos materiais.