Sala de Estar - Ana Maria e Vivian Frizon Para a Sala de Estar, um layout trabalhado pelas designers de interiores Ana Maria e Vivian Frizon, cuja mesa de centro irradia sofás, poltronas e bancos, permitindo a maior integração possível entre as pessoas. O aconchego é marcado pelo calor da lareira instalada em uma bancada de mármore e foco nos revestimentos naturais, como o linho nos tecidos e a madeira no piso (uma linha ecológica de assoalho pronto multiestruturado), nos painéis (como o de pedras vindas da Indonésia) e nas persianas. O resultado permite um uso rotineiro do espaço, de funcionalidade reforçada com a boa distribuição do mobiliário.
Home Theater – Angela Tasca Partindo da premissa de que um home theater deve, além da função estética, cumprir o aconchego necessário ao reunir a família em nome da convivência, a designer de interiores Angela Tasca optou por peças funcionais em seu ambiente. A elas, pitadas de ousadia e cores – um registro no trabalho da profissional. Pela questão ambiental, madeiras ecológicas no piso e nos móveis, tapetes artesanais – como o desenhado por Sérgio Matos –, iluminação com lâmpadas LEDs e automação que evita o uso abusivo da energia. A generosa televisão de 80 polegadas marca o lançamento do modelo em 3D no Brasil, enquanto o lustre de murano espanhol reforça a sofisticação no espaço.
Sala de Almoço – Cláudia Macedo Além de lançamentos do mercado, a arquiteta e designer de interiores, Claudia Macedo, lançou em seu espaço a Sala de Almoço, o movimento de uma família de estilo de vida dinâmico, contemporâneo e repleto de boas referências. Provas disso, são a mesa e o banco de crochê – uma homenagem ao artesanato. Um jogo interessante foi proposto nos revestimentos de laminado entre piso (cor lima), paredes (arvorio) e teto (pinho), equalizando, ao fim, o contraste entre os tons amadeirados. No lugar reservado às refeições, a profissional inseriu, ainda, armários e luminárias de desenho exclusivo.
Adega - Margareth Zilo Os apreciadores de vinho têm sua fonte de inspiração na Wine Bar – Adega, preparado com maestria pela arquiteta Margareth Zilo. Os 23 metros quadrados foram divididos em área de preparo, degustação e espaço com mesa e poltronas para um bate-papo com os convidados. Dentro das regras de climatização e armazenamento adequados, Margareth utilizou de lâmpadas LEDs com incandescentes e três zonas de temperaturas distintas para cada tipo de bebida. Pensado a princípio em ser um espaço apenas para guardar as garrafas, o conforto promovido por bancos de madeira com amortecimento, transformou-o em um perfeito local de convivência.
Living de Casal Moderno - Cibele Petrangelo O perfil de casal imaginado pela designer de interiores Cibele Petrangelo, para este espaço, o Living do Casal Moderno, tem uma rotina profissional bem ativa, mas não dispensa tempo de descanso em um ambiente agradável e de conforto. O som ambiente e a luz cênica abrem alas para receber um jogo de espelhos que ampliam visualmente e refletem pontos importantes do lugar. A profissional levou sofisticação com a inserção de cristais e muranos dispostos em nichos. Parece mármore, mas o piso é de porcelanato e a marcenaria foi trabalhada com espessuras diferentes, o que lhe confere movimento e volume.
Terraço Gourmet do Jogador – Teresa Simões Uma parede forrada de vegetação melhora consideravelmente o ar que se respira no Terraço Gourmet do Jogador. Este e outros cuidados foram executados pela arquiteta, urbanista e designer de interiores Teresa Simões, que preparou uma cozinha de apoio e estar fundidas em uma única composição. "Os amigos aqui são benvindos para petiscar, enquanto a partida de futebol rola no telão", conta a arquiteta. Tampos e portas de vidro pontuam a marcenaria de contemporaneidade. "Já a madeira de demolição apoiada no mármore da mesa remete ao volume das edificações, que mescla a arquitetura ao design de interior", compara Teresa.
Sala Íntima - Orlane Santos Assim como o morador, a casa se movimenta e necessita de mudanças constantes. Do imaginário de um ambiente nada engessado e estático surgiu a concepção da Sala Íntima pela arquiteta e urbanista Orlane Santos. E nada mais conveniente em um espaço flexível do que retratar a cultura brasileira em proporções urbanas. De ricas referências artísticas, em primeira mão está a luminária Brasileirinha, de desenho da profissional, feita com poliéster reciclado. A graciosidade de um ambiente considerado íntimo está representada nos bancos de tricô, na cadeira Chair One, nos detalhes do tapete persa e na poltrona Luis XV, que, segundo Orlane, "dá conhecimento de época e respeito ao espaço".
Banheiro do Bebê - Sylvia Ferraro O adjetivo praticidade permeia cada escolha adotada pela arquiteta e urbanista Sylvia Ferraro em seu espaço Banheiro do Bebê. Pelo sossego dos pais e da criança, o projeto dispõe de soluções na marcenaria, e garantem o bem-estar e a organização que este espaço exige. O equipamento de som (com entrada USB) que entoa músicas acalma o bebê durante o banho. O uso de pastilhas retangulares e o detalhe do mármore no piso executado com jato d´água também merecem destaque pela autenticidade. "Aprecio o uso de materiais com texturas diferenciadas", justifica Sylvia.
Dormitório da Menina – Sandra Montero Um ambiente temático, tendo o lúdico como coluna central. Transportar esse briefing para a decoração do dormitório da menina coube ao profissionalismo da designer de interiores Sandra Montero. Assim como os nichos coloridos sobrepostos no armário, o mural de fotos bem como a imagem na cabeceira da cama feita pelo artista Odamar Versolatto ilustram ícones da adolescência. Para a garota ter tempo de sobra para sonhar, a organização é providencial. Para isso, uma cômoda com divisões especiais. A composição, como um todo, emoldura um conforto convidativo, que só foi palpável ao equilibrar diferentes materiais em uma única área.
Banheiro do Menino - Cristiane Súcio O sentimento de liberdade que emana de um garoto quando chega aos seus 12 anos foi materializado no espaço concebido pela arquiteta Cristiane Marcatti Súcio Campos e de seu sócio, Artur Andrade Campos. Como o "cantar no chuveiro" está em vias de extinção em tempos de escassez de água, Cristiane encontrou um chuveiro, o air Power, que, literalmente, "recheia" as gotas de ar, poupando uma vazão excessiva. Na sintonia da música também foi pensado o mosaico de pastilhas de vidro formando um gráfico de frequências, o piso da área de banho mais elevado, como um palco e a colocação de um vidro especial no box que projeta videoclipes. Afinal, como a própria profissional questiona: Para que ser sério na hora do banho, não é mesmo?
Praça Gaudí - Elaine Benedetti As curvas e os mosaicos de Gaudí foram estacionar na decoração dessa praça, idealizada pela arquiteta Elaine Benedetti. As formas orgânicas da natureza estão carimbadas na sinuosidade dos móveis, pormenores e, inclusive, no piso, que possui ondas em seu desenho. No quesito sustentabilidade, uma iluminação preparada com LEDs (para poupar energia) destaca e realça as árvores, além dos bancos e das mesas assinados por designers – na maioria, feitos com produtos naturais e reciclados, como as poltronas de folhas de bananeira.
Praça Brasil – Heloisa Telles Segundo Heloisa Pinheiro Telles, a sensação dessa praça é a de estar em pleno litoral. "Inspirei-me em tudo o que o Brasil tem em abundância: as cores, a criatividade do povo, o artesanato, a fauna e a flora", confessa a designer de interiores responsável pela Praça Brasil. Da profusão dessas vertentes, o espaço ganhou escolhas ecológicas, como o piso autodrenante – para maior absorção da água – tecidos resistentes, próprios para uso externo; e mobiliário de Sérgio Mattos, executados por artesãos do sertão da Paraíba, diretamente para a Mostra. São elementos que exploram a descontração nos 270 metros quadrados, mas não sem a companhia da sofisticação.
Escritório da Estilista - Rosana Pintor Foi com a mesma delicadeza que há na microsseda na cortina do Escritório da Estilista, que a arquiteta e designer de interiores Rosana Pintor executou os demais detalhes de seu espaço dedicado ao feminino. A estante sob medida permite composições em cores e modulações, enquanto a parede de drywall, avançando para dentro da área, ganha destaque com a iluminação cênica focada nos tecidos, formando um grande expositor decorativo. O sistema de impressão digital no porcenalato simula a aparência do cimento queimado, mas com todas as vantagens de sua matéria-prima. "Com a aplicação do Infinity Design, imprimimos dezenas de imagens diferentes, evitando repetições de peças e atribuindo mais naturalidade ao produto", justifica.
Paisagismo de Entrada - Marcia Rocha Politi A paisagista Marcia Rocha Politi bate o pé com vigor ao reinventar jardins com espécies de plantas pouco comuns, porém sempre nativas ou adaptadas para o local. "Assim elas duram mais", diz Marcia. No espaço Paisagismo de Entrada, o verde cobre as paredes pelos quadros vivos, com molduras em madeiras de demolição. Também foram inseridas floreiras de tamanhos variados, que garantem uma volumetria à decoração, e cerâmicas pintadas à mão como toque de exclusividade. Ainda com ode ao natural, a mesa de centro desfila sua fibra, e a cobertura de grama no telhado devolve boa sensação térmica nos dias quentes.
SPA/Fitness – Silvia Dias Ao conceber o Spa-Fitness, a arquiteta Silvia Dias investiu em três itens-chave: iluminação, revestimentos e exclusividade. A isto, conforto, elegância e beleza abriram a chancela para o aconchego máximo. "A parede é constituída de um lançamento cujo design remete ao movimento da água", explica ela, sobre a sensação de águas cristalinas correrem por seu espaço. A profissional desenhou um SPA com proporções generosas e, além do corpo, o espaço faz ode à saúde também do planeta: sistemas de filtro reusam a água e a economia de energia vem da iluminação com LEDs, que emanam pouco calor.