Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Guia completo

Imperdível! Dr. Pet apresenta curso on-line e gratuito sobre cuidados com os gatos

Redação Bonde
18 mar 2015 às 09:03

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nesta quarta, quinta e sexta-feira (dias 18, 19 e 20), o zootecnista e veterinário Alexandre Rossi, mais conhecido como o Dr. Pet, realiza o curso on-line "Como Cuidar do seu Gato", que será apresentado pela eduK, instituição de ensino on-line. Muitos acham que gatos não têm sentimento, são agressivos e solitários, mas estes bichanos são extremamente dóceis e também podem se tornar grandes amigos do homem.

"Este curso vai democratizar muitas informações. Pretendo pegar o que há de mais novo e simplificar para o público como cuidar melhor do gato e ter uma relação mais prazerosa. Atualmente, a população de gatos está crescendo no país e deve ultrapassar a de cães, como ocorreu nos EUA e em vários países da Europa", explica Alexandre.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nas aulas, o aluno aprenderá como interpretar os sinais e sentimentos de gatos, a maneira correta de apresentar bichanos a outros animais, adaptar a casa, escolher os melhores brinquedos e acessórios, além de corrigir problemas comportamentais, como necessidades fora da caixa de areia, arranhadura de móveis e agressividade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja vídeo:

Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões

Imagem de destaque
Mais movimento

Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022

Imagem de destaque
2.022,00

Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo


Confira abaixo algumas dicas preciosas sobre a convivência com os felinos domésticos:

Publicidade


Estresse - Para aliviar o estresse do seu gatinho, ofereça atividades que sejam condizentes com as suas características comportamentais como espécie, ou seja, permitindo que ele possa saltar, explorar, escalar, caçar, arranhar e enterrar as necessidades.


Solidão – Você sabia que estão aumentando os relatos de gatos que demonstram sentir muita falta do tutor quando estão sozinhos? Para saber se se o seu gatinho está se sentindo sozinho, preste atenção em sua vocalização, por exemplo, ela pode ser um indício importante de carência.

Publicidade


Eles também podem ser muito sensíveis ao toque, e especialmente os que gostam desse contato parecem se "arrepiar" quando tocamos em suas costas.


Habitat - O gato pode se adaptar muito em locais pequenos sem se estressar. Basta o tutor estar preparado para recebê-lo, de acordo com suas características comportamentais, o animalzinho pode viver muito bem em um apartamento, e terá seu bem-estar garantido.

Publicidade


Maus tratos - Denuncie a prática que clínicas cortam a cauda do felino. O ato é considerado crime de maus tratos. Segundo a técnica em Medicina Veterinária do CRMV-SP (Conselho Regional de Medicina Veterinária), Tatiana Pelucio, "as cirurgias estéticas são consideradas mutilações, sendo, portanto crime ambiental, conforme determina o artigo 32 da Lei Federal 9605, de 12 de fevereiro de 1998, isso se aplica a qualquer animal (silvestre ou doméstico).As Resoluções nº 877/08 e 1027/13 do Conselho Federal de Medicina Veterinária também determinam a proibição das referidas cirurgias", explica.


Gato em fuga - Se o seu gatinho fugiu de casa saiba que eles são animais com instinto exploratório muito aguçado e podem sair do seu habitat para explorar novos locais ou mesmo para procriar, caso não sejam castrados. Eles podem não voltar porque acidentes, nessas situações, são comuns de acontecer. Fique atento!

Publicidade


Liberdade – Você pode deixar o seu gatinho livre em todos os lugares da sua casa. Mas atenção tenha telas em janelas e varandas e ambiente locais da casa de acordo com as características comportamentais dele.


Bola de pelo – Não se assuste se o seu felino vomitar pelos. Muitas vezes, o acúmulo de pelos oriundos dos hábitos de higiene (gatos se lambem para se limpar) no sistema digestivo forma a chamada bola de pelos, que é propositalmente forçada até ser expelida pela boca.

Publicidade


Ronronar – Fique com a orelha em pé ao ouvir os barulhinhos que o seu gato faz. Os cientistas ainda não sabem ao certo como é produzido o ronronar e suas causas. Mas as teorias mais aceitas atualmente são de que ronronam quando estão relaxados, tranquilos e felizes; quando são filhotes e estão perto da mãe; mas também quando estão com dor, assustados e se recuperando de alguma lesão.


Preconceito – Diga não às superstições! Há preconceito com gatos pretos e muitos ainda são rejeitados em feiras de adoção. Esse mito provém da Idade Média, quando se acreditava que gatos pretos eram ligados ao demônio. Muitos, inclusive, foram sacrificados por serem pretos. Uma bobagem!

Publicidade


Pelúcia I - A tosa em gatos é realizada quando alguns são muito peludos (Persas, por exemplo) podem necessitar de tosa. Mas, trata-se de um procedimento que tende a estressar muito o bichano, devendo ser feito por profissionais experientes.


Pelúcia II - A troca de pelos de gatos tende a ser sazonal (duas vezes por ano). Mas, como gatos se lambem constantemente para limpeza, muitos pelos ficam pela casa. Escovar frequentemente é uma boa medida para evitar muitos pelos nos móveis. Se houver falhas ou feridas, é importante consultar um veterinário.


Sintomas - Deixe o seu gatinho sempre ao seu lado! Quando estão felizes e relaxados, tendem a esfregar as bochechas nas pessoas, ronronar e deitar de barriga para cima. Mas quando perdem o apetite, ficam muito tempo parados e não usam a caixa de areia, podem estar estressados ou doentes. Cuide do bem-estar dele!


Toilet - O seu gatinho pode não fazer as suas necessidades na caixinha por problemas de saúde, comportamentais ou ambos. É importante consultar profissionais habilitados assim que perceber esse comportamento.


Cuidado - A criação de gatos que podem sair e voltar para casa a qualquer momento tem sido muito combatida, em razão do perigo que pode gerar para o bichano: acidentes, envenenamento, atropelamentos etc. Além de, caso não sejam castrados, podem contribuir para a proliferação de filhotes que poderão sofrer com o abandono.


Caseiro - Se o seu gato fica sempre em casa não se preocupe! Ele não está infeliz. Especialmente se a casa for adaptada para atender às características comportamentais do felino, permitindo que ele expresse seus comportamentos naturais.


Coleira - Se você usa coleira em seu gato saiba que não é prejudicial. Alguns gatos podem se adaptar bem e essa pode ser uma forma de fornecer uma atividade extra ao bichano. Mas, não se deve forçar caso você note que o gato se sente muito desconfortável.


Expert


Alexandre Rossi, conhecido também como Dr. Pet, é um dos melhores profissionais de adestramento de animais no Brasil e no mundo. Hoje está presente em diversos programas de televisão, como o Missão Pet, transmitido pelo canal National Geographic, Desafio Pet, Programa da Eliana, no SBT, é colunista do programa É o bicho, na Band News FM, e possui também uma empresa, Cão Cidadão, especializada em adestramento e comportamento animal, que visa melhorar a relação com o dono e seu bicho de estimação, utilizando o método Adestramento inteligente.


Serviço:
Curso "Como cuidar do seu Gato"
Expert eduK: Alexandre Rossi.
Quando: 18, 19 e 20 de março, das 14 às 17h. Reprise: das 19 às 22h.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo