O olhar criterioso Key Imaguire Junior foi guia para uma geração de arquitetos paranaenses. Mas o professor da Universidade Federal do Paraná, que recentemente se aposentou, também foi um estudioso de outras áreas. Paralelo ao seu trabalho acadêmico, sempre dedicou parte do seu tempo aos quadrinhos e a fotografia. Fatores que em conjunto, terminam por gerar um conhecimento e reconhecimento primoroso das perspectivas e dos espaços. Pensando no resultado positivo que estes fatores juntos poderiam resultar, a mostra de decoração Morar Mais por Menos fez um desafio muito particular à Key e a sua esposa Marialba Gaspar. O objetivo era mostrar os interiores de casas paranaenses, e por consequência, revelar como se vive e convive nesse universo tão particular.
A proposta inicial feita ao arquiteto para ser o curador da exposição foi aceita com uma condição: que ele e Marialba fizessem os registros fotográficos. Mas no processo de pesquisa dos locais para fotografar, percebeu que o universo era imensamente maior e mais interessante que o imaginado. Por isso, decidiram selecionar inicialmente alguns exemplares de moradias que pudessem mostrar um recorte próximo do estilo de vida dos paranaenses em diferentes épocas.
O fator principal de escolha foi o estado de preservação e integralidade do interior dos imóveis. Neste contexto está inserida a Casa Lacerda, na Lapa, o exemplar mais antigo e que retrata a fase do Brasil Colônia, com espaços que sobreviveram ao Século XX.
Leia mais:
Minha Casa, Minha Vida supera meta de contratos em 2024, afirma ministro
Três em cada dez residências não têm rede de esgoto
Nova Palhano em Londrina poderá ter prédios de 35 andares
Norte e Norte Pioneiro do Paraná têm 1,6 mil casas do MCMV inacabadas
Do mesmo período, e também em condição singular de preservação, está a apreciável Casa de Sinhara, em Castro. "Mesmo como ambiente reconstituído, houve bastante propriedade no resgate das funções dos espaços, com móveis antigos", destaca o arquiteto.
Para Key, a surpresa quando se circula por essas moradias é com relação à amplitude dos ambientes em comparação as residências construídas atualmente. "Também é possível notar um grande número de quartos e alcovas, indicativo da numerosa família tradicional. Além de uma sociabilidade requintada, nas grandes salas com muitas cadeiras e equipamentos musicais", acrescenta.
A primeira casa modernista brasileira, projetada e construída por Frederico Kirchgassner em 1929, em Curitiba, está fotografada na exposição. No seu interior uma riqueza de detalhes é revelada nos móveis e equipamentos, totalmente desenhados Kirchgassner. "Permanece em surpreendente estado de integralidade e funcionalidade em seus oitenta anos vividos", revela.
Além destas casas, outros cômodos de importantes prédios paranaenses foram registrados. Entre eles o Palácio São Francisco, atual Museu Paranaense, e a contemporânea Casa Betega, projetada por Vilanova Artigas nos anos 40.
Para expor esse projeto e criar um ambiente que permitisse a visualização dessas fotografias de forma diferenciada, foi desenvolvido um espaço cênico assinado pela engenheira e designer de interior Karin Brenner. Segundo a profissional, a ideia é propiciar ao visitante a sensação de que se estar desvendando um lugar. "E como se ‘espiássemos’ sem interferir ou entrar nesses ambientes", comenta Karin.
A parceria bem sucedida desses profissionais com o Morar Mais por Menos, promete render outros trabalhos inéditos nas próximas edições da mostra. "Descobri um tema novo que ainda não havia observado. E mais, algo tão interessante e tão vasto que merece ser alvo de uma pesquisa mais aprofundada", comenta Key.
Serviço:
Exposição "Interiores Paranaenses"
Local: Mostra Morar Mais por Menos – O chique que cabe no bolso
Data: até 28 de novembro
Rua Pedro Foltran, 100 – final da Rua Euclides da Cunha - Curitiba - PR
Telefone: (41) 3019-6894
Valor do Ingresso: R$ 20
Meia-entrada: maiores de 60 anos e estudantes R$10
Horário de funcionamento: Terça-feira à Sexta-feira: 15h às 21h
Sábado: das 14h às 21h
Domingos e Feriados: das 14h às 20h