Lar é sinônimo de refúgio, de identidade e de amor. Cada vez mais os projetos de arquitetura e interiores buscam imprimir a personalidade de seus moradores em cada cantinho, por meio de elementos que revelem as características e lembranças mais marcantes de cada pessoa. Nesse sentido, as cores, a iluminação, os móveis, revestimentos e os objetos decorativos têm papel fundamental, afinal, eles ajudarão a contar essas histórias.
Candy Colors
Para quem busca um ambiente leve e descontraído, vale a pena investir em uma tendência dos anos 60 e 70, que retornou com força nos últimos anos: as Candy Colors, ou seja, aqueles tons pastel e mais suaves, geralmente inspirados nas cores de balas e chicletes. Pisos, paredes, ornamentos, luminárias, móveis e marcenaria em geral podem ganhar muita personalidade por meio dessas tonalidades.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Iluminação
Um mix entre a iluminação geral e alguns pontos de luz mais focados, podem funcionar bem e dar destaque ao décor. É possível utilizar fitas de led instaladas na parte superior e inferior de armários, dessa forma, além de valorizarem os objetos decorativos, elas também contribuem para criar uma luz mais homogênea no ambiente.
Para a cozinha a dica é: uma iluminação geral na área de circulação, enquanto o nicho recebe luzes de led para iluminar a bancada de trabalho, onde são preparadas as refeições.
Além disso, peças versáteis como luminárias de mesa, piso e pendentes, que podem ser colocados em vários cantinhos, dão o ar da graça e enchem de personalidade os ambientes. Essas luzes de apoio são muito importantes para as atividades do dia a dia.