Entre os elementos fundamentais para um banheiro e o lavabo está a bancada, uma vez que ela integra o estilo decorativo definido para o ambiente. E junto com o visual, sua definição – tanto do formato, como do material, vem de encontro com as demandas dos moradores, área disponível e a utilidade.
E como acertar na escolha da bancada certa? Com base em sua experiência e pautada nas escolhas realizadas em seus projetos, a arquiteta Aiê Tombolato, descreve suas principais dicas e recomendações.
Leia mais:
Caixa eleva em até 2 pontos percentuais juros para compra de imóveis
Problemas em imóveis impulsionam ações contra Caixa no Minha Casa, Minha Vida
Minha Casa, Minha Vida supera meta de contratos em 2024, afirma ministro
Três em cada dez residências não têm rede de esgoto
O primeiro passo é pesquisar!
De acordo com a profissional, esse é o momento de reunir todas as referências que agradam os moradores. Nesse processo, ela busca demonstrar o resultado – tanto na estética, como também na forma. Esse pensamento facilita a filtragem sobre o material e o estilo a serem determinados nos projetos.
Mas, entre quais materiais escolher?
Com uma vasta possibilidade de materiais disponível no mercado, a arquiteta afirma compartilhar algumas linhas de reflexão com seus clientes. Se a predileção se guiar por aparências mais rajadas ou pigmentadas, os materiais naturais são os mais indicados. Entretanto, para os adeptos de um visual mais liso ou homogêneo, o caminho é partir para as peças industrializadas. Conheça algumas dessas matérias-primas:
A expressão do mármore
Pedra natural composta por calcário, o mármore possui diversas tonalidades e texturas, além de ser o mais comumente adotado por conta de sua uma beleza estonteante – resultante das cores e os veios únicos marcados. No entanto, a arquiteta Aiê Tombolato ressalta sua fragilidade por conta da porosidade do material de origem natural. “Na especificação, costumo trazer o mármore com um viés mais decorativo em pias e bancadas, pois é impressionante sua atmosfera nobre que transforma a peça em verdadeiras esculturas nos projetos de banheiros e lavabos”, afirma.
A multifuncionalidade do porcelanato
Grande tendência para a execução de bancadas, o porcelanato segue conquistando o seu espaço. Em função da diversidade de tamanhos e a ampliação do leque de acabamentos, que simulam, por eventos, mármores encontrados em todo o mundo, o produto industrializado ganha pontos nos projetos quando se pensa na relação custo x benefício. Trata-se de um material resistente, com baixo nível de absorção de água e mais em conta se comparado às pedras naturais. Além disso, o porcelanato é um ótimo aliado contra a umidade, evitando as indesejadas manchas de infiltração e mofo.
A madeira também tem vez nas bancadas
As bancadas de madeira em lavabos são sempre bem-vindas quando a ideia é reunir a singularidade e o aconchego da natureza para dentro de casa. No lavabo, a arquiteta aproveitou o aspecto rústico da tora de madeira para exaltar a beleza daquilo que é único no universo.
O efeito cristalizado do quartzo
Um dos materiais mais abundantes da Terra, o quartzo é composto essencialmente por acrílico e alguns minérios, além de ser conhecido por sua resistência superior a outras pedras naturais, como o caso do mármore. O único cuidado que se deve tomar é com a instalação dele em ambientes com alta temperatura.
“Indico o quartzo para todos os tipos de bancadas, haja vista se trata de uma peça mais requintada que resulta na elegância de alguns materiais sintéticos não conseguem exprimir tão bem", conclui a arquiteta.