O adesivo de parede é um excelente recurso para transformar a aparência do ambiente de forma simples e econômica, isso sem falar da comodidade, pois não precisa contratar pedreiros e não faz bagunça. Fabricados em vinil autoadesivo, em várias cores e estampas, podem ser aplicados sobre paredes lisas, vidros, madeira, fórmicas, metais, azulejos e até mesmo eletrodomésticos.
"Eles complementam a decoração da casa e ficam bem em qualquer cômodo, como banheiro, lavabo e corredor", comenta o arquiteto Gustavo Curcio. Mas para não ficar com efeito exagerado, o recomendado é respeitar o estilo e a combinação de cores. "Tom e sobretom são a chave para acertar: colar um adesivo verde-musgo sobre uma parede verde-bandeira dá um resultado chique e sóbrio", orienta Gustavo.
Se optar por contrastes, verifique as cores dos demais objetos do cômodo e procure combinar os adesivos com algum deles. Por exemplo, caso tenha paredes brancas e um sofá marrom, invista num adesivo escuro, semelhante ao tom do sofá. A chance de errar será mínima", ensina Gustavo.
Leia mais:
Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo
Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina
Saiba com que frequência lavar pijamas e roupas de cama
Sem recursos, Caixa reduz crédito para o financiamento de imóveis de até R$ 1,5 milhão
Confira algumas sugestões para renovar os ambientes usando apenas adesivos nas paredes:
Destaque para a mesinha lateral da sala: um adesivo em forma de objeto, por exemplo, um telefone, pode ser colado na parede, como se estivesse sobre a mesa.
Cabeceira inovadora: cole o adesivo na parede, sobre uma cama box. Há modelos criativos que ocupam visualmente o espaço da tradicional cabeceira.
Azulejos renovados: "Às vezes, o revestimento da cozinha ou do banheiro está em bom estado, mas com desenhos ultrapassados. Há adesivos específicos para azulejos, que podem ser aplicados sobre as velhas peças. No entanto, antes da compra, é importante verificar a resistência de cada modelo à umidade", avisa o arquiteto.
Geladeira mais charmosa: "Brancas, elas são sem graça... Já os tradicionais ímãs podem estragar a pintura. Para quem quer uma geladeira divertida, há adesivos com pinguins ou malhados como uma vaquinha, por exemplo", conta Gustavo. (Com informações Portal Vital)