Uso consciente. Essas duas palavras são a chave quando se trata de eficiência energética. Através de mudanças simples, a utilização consciente da energia elétrica pode ser aplicada dentro de todas as casas. Apagar a luz ao sair de um cômodo, tomar banhos curtos e manter a manutenção de equipamentos eletrônicos em dia são hábitos que podem trazer uma redução de até 20% na conta de luz. O assunto é o tema do quarto episódio do programa “Conectando com a Copel”, série realizada pela parceria Copel e Folha de Londrina.
MAIS EFICIÊNCIA COM MENOS CONSUMO
Leia mais:
Agências do Trabalhador do Paraná anunciam 17,3 mil vagas de emprego no Estado
Nota Paraná devolve créditos do ICMS a número recorde de consumidores
Cambé começa a distribuir carnês do IPTU nesta semana
Apucarana se destaca como maior produtora de crisântemos do Paraná
Gerente de Departamento da Área de Serviços da Região Norte da Copel (Companhia Paranaense de Energia), Carlos Eduardo Galina explica que o segredo da eficiência energética é fazer mais com menos, ou seja, fazer com que um equipamento elétrico execute determinado trabalho ao mesmo tempo em que consome menos energia.
O exemplo mais comum disso são as luminárias de LED, que consomem uma menor quantidade de energia elétrica se comparadas aos modelos anteriores, como as lâmpadas incandescentes e fluorescentes. Segundo ele, o LED ilumina de maneira mais eficiente o ambiente ao passo em que traz uma redução de até 90% no consumo de energia.
Além das lâmpadas, a evolução tecnológica permitiu que os aparelhos de ar-condicionado e outros equipamentos eletrônicos também trabalhassem mais com menos. Por isso, segundo ele, é necessário ficar atento ao selo do Procel ( Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica.
“Apaga a luz”. Muita gente já deve ter ouvido essa frase do pai ou da mãe quando a lâmpada estava ligada sem necessidade. Isso, para o gerente, é um dos princípios do consumo consciente de energia, já que é essencial prezar pela iluminação natural durante o dia e, à noite, deixar acesa apenas as lâmpadas dos cômodos que estão sendo utilizados.
CONTINUE LENDO E VEJA VÍDEO NA FOLHA DE LONDRINA.