Maior produtora de crisântemos do Paraná, Apucarana, localizada na região norte, colocou no mercado, em 2024, 360 mil vasos dessa espécie de flor. As informações são do Deral (Departamento de Economia Rural), órgão ligado à Seab (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento).
O VBP (Valor Bruto da Produção) advindo da cultura alcançou R$ 3,4 milhões em 2023, participação de quase metade (47,3%) da riqueza proveniente do cultivo de crisântemos no Estado. Em segundo lugar ficou Uniflor, Noroeste do Paraná, com VBP de R$ 2,5 milhões e participação estadual de 35,19%.
Adriano Nunomura, técnico do Deral de Apucarana, explica que toda a produção de crisântemos em Apucarana vem de um único produtor, a Metta Flores, uma empresa familiar.
Leia mais:
Datas comemorativas
A maior chácara fica no Contorno Sul (que chama atenção pelo colorido de suas flores), mas a família tem outras propriedades na cidade para atender a demanda em todo o Paraná. O maior volume de vendas ocorre no Dia de Finados e, na sequência, no Dia das Mães. No entanto, a produção é mantida durante todo o ano para atender o mercado regional e estadual.
Um dos proprietários da Metta Flores, Luís Carlos Metta, destaca que hoje a família conta com duas propriedades na produção de flores, somando 15 alqueires. “Somente na produção de crisântemos, estamos há mais de 40 anos no mercado”, pontua.
CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA