Não é segredo que o quarto é um dos cômodos preferidos da casa, em razão do conforto, bem-estar e sensação de paz que proporciona. Seja para dormir, relaxar, ver TV ou curtir uma leitura, o importante é apostar na luminosidade correta desse ambiente, evitando sensações de agitação ou desconforto. A Yamamura apresenta dicas simples, mas essenciais para levar tranquilidade ao quarto.
Alternativas práticas e versáteis
Abajures, luminárias de piso, pendentes pequenos e arandelas, assim como spots com lâmpadas AR-70, são consideradas peças auxiliares de iluminação, escolhas perfeitas em busca de tornar o ambiente mais convidativo para uma boa noite de sono. Modelos com cúpulas são bem-vindos porque fazem com que a luz não ofusque os olhos.
Temperatura de luz e tipo de iluminação
Para os quartos, uma luz mais voltada para o branco quente (2400K a 3000K) é a mais adequada, pois traz aconchego. Como iluminação geral, dê preferência à luz indireta, que pode ser obtida com a ajuda de alguns modelos de plafons ou de fitas de led embutidas em sancas de gesso.
Opções para leitura
Quem gosta de ler um livro antes do sono, deve buscar uma intensidade de luz um pouco maior. Peças dimerizáveis são boas pedidas, pois permitem o ajuste da luminosidade conforme necessário, sem prejudicar os demais momentos.
Mais dicas para iluminar o quarto
A iluminação indireta em sancas, como a criação de um cortineiro iluminado, é uma solução sob medida para quem busca um ar intimista. Além disso, uma boa distribuição dos pontos de luz pelo espaço, assim como a escolha das cores de móveis e revestimentos, também influencia para uma iluminação mais eficiente., Paredes e mobiliários em tons de azul e verde, por exemplo, estimulam o relaxamento.
Erros mais comuns
A escolha da temperatura de cor branco frio (5000K a 6500K) é um dos erros mais comuns na hora de iluminar o quarto, pois ela proporciona maior sensação de agitação. Outra medida incorreta é incluir luz direta e de alta intensidade acima da cama, como os plafons muito comuns em cozinhas e banheiros. Eles podem ofuscar os olhos e causar desconforto antes do sono.