O inverno chegou e, além das baixas temperaturas, os dias tendem a ser mais nublados, chuvosos e úmidos. Entre as atividades, lavar roupas é um desafio, já que, mais do que o contato com a água gelada, o processo secagem das roupas é comprometido por conta da ausência do sol.
E qual o segredo para completar a atividade e não deixar aquele cheiro desagradável em função do longo tempo das peças no varal e como deixar as roupas cheirosas sem sofrimento? Confira dicas sobre como facilitar esse processo!
Lavagem
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Especialista esclarece: três hábitos de limpeza que parecem eficientes, mas não são
A primeira dica para lavar e secar as roupas no inverno é saber separar e priorizar as peças que precisam ser lavadas com mais urgência. Assim, além de não deixar a roupa parada no cesto por muito tempo, as roupas que são usadas com maior frequência vão primeiro para o varal ou secadora e, consequentemente secam mais rápido.
Depois disso, é importante lavar os tecidos menos usados, como roupas de cama e toalhas de banho. Com essa separação, é possível ter uma otimização do tempo de lavagem, um menor volume no varal e ainda garantir que no final todas as roupas estarão secas no tempo idela.
Como lavar as roupas corretamente
Na hora da lavagem, é importante saber como lidar com cada tipo de peça:
Moletom
Normalmente produzidas em algodão ou de mistura de algodão, são muito suscetíveis ao calor e não devem ser lavadas em água muito quente ou colocadas em secadoras em temperatura alta, acima de 65°C.
É recomendado priorizar a água morna ou em temperatura ambiente para fazer a lavagem e secagem dessas peças – no caso das secadores, indica-se os ciclos de ar frio.
Couro
Contraindicado em lavadoras, o ideal é efetuar a limpeza apenas com um pano úmido e detergente neutro.
Camurça
Por ser muito delicada, pede pela lavagem a seco. Em casa, indica-se apenas a utilização de escova macia e seca;
Lã e tricô
A melhor decisão é priorizar a lavagem a mão como estratégia para evitar a deformação das peças. Sabão neutro ajuda a evitar o endurecimento das fibras da roupa e, na hora de secar, duas sugestões: na secadora ou à sombra.
Outra dica importante: trocar o amaciante pelo vinagre de álcool, que coopera para eliminar as bactérias e deixar as roupas mais limpas.
O poder das centrífugas
Quando as roupas não secam totalmente, é comum o odor desagradável e característico. Para que elas sequem mais rápido e de maneira uniforme, mesmo em dias nublados, é importante que seja retirado, o máximo possível, do excesso de água antes de colocar no varal.
Um grande auxílio nesse momento é a centrífuga, eletrodoméstico que recebe as roupas lavadas, ainda molhadas e que, por conta do seu sistema de alta rotação, drena a água para que a roupa fique praticamente seca. Ao agilizar o processo de secagem, o resultado são peças levemente úmidas e que secam rapidamente, e por completo, quando estendidas no varal.
Uma das vantagens é o motor potente e a diminuição do tempo de secagem no varal. Além de ser rápida, a centrífuga ainda economiza energia elétrica e possui uma grande variedade de tamanhos que servem todos os tipos de casas, sendo que muitos são portáteis e fáceis de serem carregados por conta do acabamento leve.
Com a eliminação da água por um bico de saída no próprio produto e o atributo da sustentabilidade, que viabiliza o encaixe em um recipiente para armazenar a água para usos futuros, a centrífuga também dispensa o quebra-quebra ou instalação de canos para funcionar.