Existem muitos mitos sobre a limpeza, que na verdade acabam prejudicando o resultado final e pesando, inclusive, no bolso. Priscilla Castro, especialista em limpeza e embaixadora da Ecoville, esclarece três destas mentiras que certamente você já ouviu falar ou até já fez aí na sua casa.
QUANTO MAIS ESPUMA FIZER, MAIS LIMPO VAI FICAR?
A primeira é que quanto mais espuma tiver, mais limpo vai ficar. Priscilla explica que espuma não é garantia de limpeza e acaba causando um gasto maior de água para remover o resíduo depois, o que prejudica também no bolso;
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
QUANTO MAIS AMACIANTE EU USAR, MAIS MACIA A ROUPA VAI FICAR?
Priscilla também diz que uma quantidade maior de amaciante não vai fazer com que a roupa fique mais macia, já que a roupa acaba ficando mais gordurora e abosorve menos água após a secagem, o que faz com que ela tenda a ficar dura;
SABÃO EM PÓ É ÓTIMO PARA LAVAR O CHÃO?
Por fim, ela explica que o sabão em pó não é um produto adequado para lavar o chão, já que por ser altamente alcalino acaba danificando o piso. Assim, apesar de em um primeiro momento parecer mais limpo, a longo prazo o dano se torna inevitável.
“Muitas vezes o menos é mais. Uma boa dica é ficar atento ao modo de uso contido no rótulo dos produtos. Siga corretamente as orientações do fabricante e, claro, também não faça misturas entre eles. Cada produto foi pensado para atender uma necessidade e mistura-los com outros pode causar uma intoxicação”, finaliza Priscila.