Uma das maiores dificuldades para quem dispensa a assessoria de um arquiteto ou designer de interiores e resolve fazer tudo por conta própria, é imaginar de antemão como as ideias vão funcionar na prática. Nada, porém, que não possa ser resolvido diante da telinha do computador. Existem softwares e ferramentas gratuitos na web que assumem – muito bem – esse papel.
Disponível em português, o site permite desenhar plantas de todos os ambientes da casa. Depois de baixar o programa gratuitamente (com a opção de acessá-lo online), o usuário pode construir ou derrubar paredes, colocar e retirar objetos, enquanto acompanha o resultado em tempo real. Os comandos são bastante simples, basta selecionar as peças e posicioná-las e depois conferir o projeto de dois ângulos: de cima, na planta baixa, ou em três dimensões, como quem está dentro da construção.
O aplicativo, todo em cores, cria projetos completos de paisagismo – uma mão na roda para quem está idealizando o próprio jardim, terraço ou varanda. Depois de escolher a localização das plantas, organizadas por categorias, o usuário pode definir pisos, fontes, cercas e outras construções simples. Disponível apenas em inglês, o download custa US$ 19,95.
Simuladores Casa.com
O portal oferece um rol de simuladores gratuitos, todos bem fáceis de usar online. A ferramenta Brinque de Decorar parece mesmo brincadeira de criança. Depois de traçar a planta do ambiente de acordo com a medida real, o usuário seleciona e põe no lugar todos os móveis e acessórios, do tapete ao aparelho de TV – um bom começo para quem precisa checar proporções. Outras boas pedidas são os simuladores que permitem combinar revestimentos para piso e paredes do banheiro, escolher os armários da cozinha ou ainda testar como os padrões de tapetes ficam perto dos estofados.