Se você pensa que já tinha visto de tudo nessa vida é bem provável que esteja equivocado! Garimpando por invenções criativas e inovadoras o Bonde achou uma novidade high tech de cair o queixo: o Air Multiplier, ventilador sem hélices da empresa britânica Dyson. Como se não bastasse a falta das pás, a força do vento chega a ser 15 vezes maior se comparada a de um ventilador tradicional.
Funcionamento
A engenhoca, em formato de aro, utiliza um mecanismo semelhante à de motores a jato (como turbinas de aeronaves). O fluxo de ar é captado por um mecanismo que fica na base do aparelho, onde ganha força e é lançado para o anel externo, esse anel por sua vez impulsiona e multiplica a força do fluxo, movimentando até 450 litros de ar por segundo. Sua programação permite que ele gire e seja inclinado para trás e para frente.
James Dyson, criador do Air Multiplier, diz que o aparelho, pela ausência de hélices, elimina a preocupação dos pais em relação às crianças. Ele ressalta também que a limpeza é facílima. Apenas um guardanapo de papel na parte interna já é suficiente.
O aparelho, que já chegou ao Brasil, pode ser adquirido em vários sites de compras. A novidade custa em média R$ 700, na versão de 12 polegadas, e R$ 400, na versão de 10 polegadas.
James Dyson com suas criações