Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nos encanamentos

Veja truques para identificar vazamentos e economizar

Redação Bonde
10 out 2012 às 10:50

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um encanamento furado desperdiça muito mais água do que você imagina. Para se ter uma ideia, uma torneira gotejando chega a um desperdício de 46 litros por dia, ou seja, 1.380 litros por mês! Embora os canos estejam sempre embutidos nas paredes, existem alguns truques que podem ajudá-lo a detectar vazamentos e evitar prejuízos, para o seu bolso e para o meio ambiente. Confira as dicas:

Relógio de Água

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para fazer o teste, deixe os registros na parede abertos, feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Vá até o relógio de água (hidrômetro), anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação do equipamento

Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco

Imagem de destaque
Confira as dicas

Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta

Imagem de destaque
Prevenção e cuidados

Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno

Imagem de destaque
Prevenção

Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios


Canos alimentados diretamente pela rede

Publicidade


Feche o registro na parede. Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede (pode ser a do tanque) e espere a água parar de sair. Coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Caso haja sucção da água do copo pela torneira, é sinal que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede.


Canos alimentados pela caixa d'água

Publicidade


Feche todas as torneiras da casa, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Feche bem a torneira de bóia da caixa, impedindo a entrada de água. Marque, na própria caixa, o nível da água e verifique, após uma hora, se ele baixou. Em caso afirmativo, há vazamento na canalização ou nos sanitários alimentados pela caixa d'água.


Reservatórios subterrâneos de edifícios

Publicidade


Feche o registro de saída do reservatório do subsolo e a torneira da bóia. Marque no reservatório o nível da água e, após uma hora, verifique se ele baixou. Se isso ocorreu, há vazamento nas paredes do reservatório ou nas tubulações de alimentação do reservatório superior ou na tubulação de limpeza.


Torneiras

Publicidade


Se a torneira pinga enquanto fecha o vazamento é certo. Quando isso acontecer, troque o vedante. Gotejando, uma torneira chega a um desperdício chega a um desperdício de 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês. Ou seja, mais de um metro cúbico por mês ou mil litros e água. Um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4.130 litros por mês. E um filete de 4 milímetros, 13.260 litros por mês de desperdício.


Vaso Sanitário

Depois de passar o café, faça o teste: jogue borra de café no vaso sanitário, se não há vazamento, a borra de café deve ficar depositada no fundo do vaso. Caso contrário, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga. Nas bacias cuja saída da descarga for para trás (direção da parede), deve-se fazer o teste esgotando-se a água. Se a bacia voltar a acumular água, há vazamento na válvula ou na caixa de descarga. (Fonte: Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo