Em épocas das tradicionais e divertidas festas juninas e quermesses pelo Brasil afora, muitos materiais elétricos são solicitados para a preparação das festas e produtos práticos e eficientes não faltam. A variedade é grande e com criatividade é possível decorar e, ao mesmo tempo, deixar tudo funcionando conforme às necessidades.
Entretanto, a Santil, distribuidora de material elétrico do país, alerta para a questão da segurança. "Nestas ocasiões, é comum algumas pessoas improvisarem as instalações elétricas. Mas isso é um erro que pode causar sérios transtornos, mesmo em projetos pequenos", destaca Danielle Sanches, gerente de e-commerce, da Santil.
Daí a importância de utilizar produtos de qualidade atestada, realizar instalações seguras e, dependendo da complexidade das mesmas, contratar um profissional habilitado, que poderá dimensionar corretamente os condutores e as cargas necessárias para a iluminação.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
É preciso ainda evitar ligar muitas lâmpadas ou muitas tomadas que alimentarão iluminação e os equipamentos em um único circuito, que pode ultrapassar a capacidade de corrente dos condutores utilizados.
Variedade
Entre os itens que podem ajudar a compor as instalações e decorações das festas juninas estão as lâmpadas coloridas (PAR ou LED), pisca-pisca, fitas ou mangueiras de LED, fios e cabos, fitas isolantes, conectores, plugues e tomadas, luminárias para áreas externas, etc.
"Muitos produtos são adquiridos para este fim e outros reaproveitados, mas o importante é planejar de que forma serão utilizados. Desta forma, evita-se, por exemplo, usar um cabo mal dimensionado para a carga elétrica que receberá ou luminárias em áreas externas, sem grau de proteção a intempéries", alerta Danielle.
A fita de LED é um exemplo de produto prático, eficiente e sustentável: fácil de instalar, com diversas opções de cores, inclusive sistema RGB, de alternância das cores, baixo consumo energético, entre outros benefícios.
Assim, com alguns cuidados e criatividade, é possível realizar festas juninas visualmente bonitas, funcionais e, sobretudo, seguras. Confira mais algumas dicas práticas:
1. Não colocar enfeites de papel, papelão ou plástico em contato ou muito próximo às lâmpadas;
2. Isolar corretamente as emendas dos fios com fita isolante certificada, nunca com fita crepe ou fita adesiva de uso geral;
3. Produtos sem o grau IP de proteção à intempéries adequado ou isolações elétricas não devem ter contato com umidade e água;
4. Evitar o uso de adaptadores tipo benjamim, que podem sobrecarregar as tomadas e causar danos elétricos;
5. Desligar os produtos da corrente elétrica ou da tomada sempre que for manuseá-los.
Santil
(www.santil.com.br)