Dicas

Veja opções para fazer guirlandas bonitas e criativas

06 dez 2010 às 09:02

Presente na maioria dos lares durante o mês de dezembro, a guirlanda é um dos símbolos natalinos mais famosos. Mas será que todos que as colocam em suas portas sabem o que ela significa?

A origem da guirlanda natalina, ou coroa de Natal, é anterior ao cristianismo. Ainda na época dos gregos pagãos, elas eram colocadas nas portas de entrada como um "adorno de chamamento" aos deuses, ou seja, um sinal de boas-vindas.


Já na Roma Antiga, um ramo de plantas enrolado no formato de coroa era um voto de saúde. Posicionando-a na porta de casa, significava saúde para todos os habitantes.


Um pouco depois, na Idade Média, a sua relação com o Natal ainda não era muito forte. Também como símbolo de boas vindas, era exposta na porta dos lares durante o ano inteiro com o brasão familiar. Além disso, ela servia de proteção contra bruxas, demônios e má sorte.


Sempre carregando um significado bom, hoje a guirlanda é utilizada como decoração de Natal. Representando paz, prosperidade, evolução e recomeço, elas continuam adornando a porta de entrada de lares ao redor do mundo.


Nesta época o mercado disponibiliza inúmeras opções de guirlandas, além de muitos outros enfeites natalinos, que deixam a casa mais bonita e pronta para as festas de fim de ano.


Para quem tem tempo e faz o estilo "faça você mesmo", uma boa opção é usar materiais alternativos e confeccionar guirlandas prá lá de criativas. A web está recheada de sugestões e o Bonde pesquisou algumas para você. Confira!


Gurilandas de botões


As guirlandas feitas com botões ficaram lindas e a confecção é simples. Basta cortar uma base em papelão colorido ou forrá-la. A forração é importante para que, depois da colagem dos botões, não apareça o fundo do papelão.


Você pode forrá-la com tecido ou com papel, neste caso a sugestão é o Crepon Encerado que dárá um efeito texturizado e não manchará com a cola.


Depois escolha a cor predominante da guirlanda e compre os botões.
O segredo está na combinação das cores. Escolha cores de tons semelhantes ou então mescle duas cores buscando sempre uma cor mais forte e outra mais leve para que a peça não fique muito pesada.


Dá para arriscar e fazer uma peça completamente colorida, neste caso veja o tipo de cor que irá usar: só cores fortes, apenas tons pastéis, etc, busque um desses critérios que o resultado será satisfatório.


Outro fator importante a ser considerado são os tamanhos e formatos dos botões que devem variar para dar "movimento" à guirlanda. Experimente usar botões forrados com tecido.


Por fim, vá colando os botões lado a lado sobre a base de papelão. Para acabamento coloque uma fita com um tope bem bonito. Depois disso é só colher os elogios!


Reprodução

Flores de tecido e rolhas também podem ser coladas sobre uma base de papelão


Guirlanda de arame


Reprodução


Usando uma base de arame dá para diversificar o material e fazer vários tipos de guirlanda. Para comerçar, separe um arame não muito fino (e não tão grosso que você não consiga trabalhar com ele) e faça um círculo. Para prender as pontas, você pode dobrá-las para dentro, criando um "gancho" que pode ser fechado.


Reprodução


A partir dai, você pode ir colocando no arame, laços feitos com fitas, ou espetar no arame a parte sobressalente das embalagens de bombons e balas. Os resultados são surpreendentes e agradam principalmente as crianças.


Reprodução

Fontes: cacareco.net (Craftapalooza) e Blog Quero-quero


Continue lendo