Dicas

Veja erros comuns na hora da limpeza e saiba como evitá-los

16 mar 2015 às 11:53

Limpar a casa tem seus segredos – e muitos erros bobos que se repetem, aumentando o esforço para deixar tudo em ordem. Veja a seguir algumas das falhas mais comuns, apontadas por especialistas da empresa Maria Brasileira, rede de franquias de limpeza, conservação e cuidados domésticos.

Usar o mesmo pano em todos os cômodos: isso ajuda a espalhar microrganismos que fazem mal para a saúde. O certo é separar por banheiro, quarto, sala etc. Faça o mesmo com a água do balde. Assim que acabar um cômodo, descarte a água suja e encha com água limpa ou reaproveitada para recomeçar a limpeza.


Usar água sanitária em pisos: ela está proibida pois tira o brilho das superfícies. Outro erro clássico é achar que áreas internas são a mesma coisa que o quintal: o sabão em pó, por exemplo, desgasta tacos.


Limpar o sofá com pano úmido: prefira um tecido sem fibras e, caso precise, use o aspirador para complementar.


Usar esponja áspera para limpar inox: esse costume risca as panelas e, por isso, o ideal é limpá-las somente com materiais macios.


Misturar a roupa na hora de lavar: tem muita gente que coloca peças de cores diferentes no mesmo ciclo, o que é um grande erro. Separe as vestimentas escuras e coloridas das brancas. O ideal é usar bolsinhas separadoras para as calcinhas, cuecas e sutiãs.


Secar louça e deixar fiapos: o indicado é usar guardanapos de algodão porque secam melhor sem soltar resíduos.


Lavar as janelas em dias com muito sol: a incidência de raios UV pode manchar o vidro molhado com a solução. Se não der para esperar por um dia nublado, espere até o final da tarde.


Regar as plantas depois de lavar o chão: a água que cai dos vasos pode manchar o piso e desgastar os revestimentos.


Fazer faxina sem luvas: a pele absorve praticamente toda substância com que tem contato.


Guardar escova sanitária molhada: é prejudicial porque a umidade potencializa a proliferação de bactérias. Por isso, deixe escorrer antes de guardar.


Não ler os rótulos dos produtos de limpeza: quem faz isso tem mais propensão a errar na quantidade e na aplicação em superfícies contraindicadas, por exemplo. Além disso, é fundamental saber o que você deve fazer em caso de contato com os olhos ou inalação.


Manter a limpeza de uma casa pode ser uma tarefa bem mais difícil do que parece. Quando falamos do chão, então, a dificuldade aumenta e muito! Cada tipo de piso exige produtos e cuidados específicos que se não forem respeitados podem acarretar estragos permanentes nos materiais.


Para facilitar o seu dia a dia, conversamos com Tatiana Moura, sócia da Boutique do Revestimento, que dá as dicas para manter os pisos da sua casa limpos e bem cuidados.


Amadeirados (madeira de lei e laminados): para uma higienização eficiente basta usar um pano umedecido em uma solução de água e detergente neutro. Lembre-se de torcer bem o pano antes da aplicação. Existe no mercado uma série de limpadores que prometem retirar sujeiras mais difíceis e conservar a qualidade do piso. Eles também podem ser usados, mas a recomendação acima é suficiente para manter a limpeza no dia a dia.


Porcelanatos: semanalmente passe uma solução de uma colher de sopa de saponáceo líquido dissolvido em um balde de água. Enxágue com pano molhado em água limpa e enxugue. É importante sempre usar o saponáceo dissolvido, pois ele puro pode agredir o porcelanato. Além disso, limpe o quanto antes sempre que cair algum líquido no piso, para evitar manchas.


Cerâmicos: a fórmula mais indicada para a limpeza desses materiais é detergente neutro com água, na medida de uma colher de sopa para cada cinco litros de água. O detergente desengordura sem deixar resíduos, evitando que o piso fique pegajoso. Além disso, ajuda a manter o brilho, seja ele acetinado ou brilhante. Lembre-se de nunca usar produtos abrasivos, sodas, ácidos e produtos à base de cloro, pois eles corroem o esmalte deixando a argila exposta, aumentando o desgaste do material e diminuindo sua vida útil.


Vinílicos: para limpeza superficial, utilize detergente neutro diluído em água. Aplique com rodo e um pano torcido e deixe secar naturalmente. No caso dos vinílicos, os fabricantes indicam a aplicação de cera acrílica impermeabilizante periodicamente. Ela ajuda a conservar o piso, mas dá bastante trabalho, pois deve ser retirada em cada limpeza, com removedor neutro diluído.


Mármores e granitos: esses materiais merecem cuidado especial, pois mancham com facilidade. Use detergente neutro e incolor dissolvido em água, na mesma medida utilizada nos cerâmicos, uma colher de sopa para cada cinco litros de água. Aplique com um pano e rodo.


Dicas:


1. No dia a dia, vassouras macias são as mais indicadas para a limpeza superficial de qualquer um dos tipos de piso.
2. Para limpar o rejunte encardido, seja em porcelanatos ou cerâmicas, utilize vinagre de álcool claro. Jogue diretamente nos rejuntes e esfregue levemente com uma escovinha para espalhar o produto. Deixe agir por cerca de 20 minutos. Conclua retirando o vinagre com um pano úmido.

(com informações Portal Vital/ Boutique do revestimento)


Continue lendo