Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Parasitas

Veja dicas para livrar seu pet de pulgas e carrapatos no verão

Redação Bonde
07 dez 2015 às 12:38

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Todo verão é a mesma coisa: por mais cuidados que você tome, seu pet acaba infestado por parasitas como pulgas ou carrapatos. E o problema não é exclusividade de pets que ficam nos quintais, pois até mesmo os que moram em apartamentos estão sujeitos a ação dessas pragas. Segundo a gerente técnica da Virbac, Fabiana Zerbini, isso acontece porque esses parasitas precisam de calor e umidade para se reproduzirem, logo, os meses de dezembro e março são os que exigem mais atenção dos tutores para livrar os peludos do problema.

Fabiana explica que há diferentes formas de cães e gatos pegarem pulgas e carrapatos. "O contato com outros animais é uma das mais comuns. Alguns cães pegam parasitas durante passeios por ruas e parques, além de visitas ao pet shop", informa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outra forma de contaminação é o próprio ser humano. "Quando falamos de infestação por pulga, apenas 5% das delas estão no animal na fase adulta. Os outros 95% estão no ambiente, nas formas de ovos, larvas e pulpas. Os proprietários de cães e gatos levam essas pulgas para dentro de casa em seus calçados ou mesmo através do contato com outros animais infestados. Por isso, mesmo animais que raramente saem de casa devem usar produtos preventivos para pulgas e carrapatos", ressalta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação do equipamento

Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco

Imagem de destaque
Confira as dicas

Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta

Imagem de destaque
Prevenção e cuidados

Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno

Imagem de destaque
Prevenção

Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios


Além da coceira – causada pela alergia à picada - as pulgas são responsáveis por transmitirem o Dipilidium canis (um tipo de parasita intestinal) e puliciose (alta infestação por pulgas), que pode causar anemia, principalmente em filhotes e em animais debilitados.

Publicidade


Fabiana destaca ainda o perigo oferecido pelos carrapatos, que tanto transmitem doenças causadas por protozoários (Babesiose), como por bactérias (Erliquiose). A Babesiose infecta e destrói glóbulos vermelhos e a Erliquiose destrói glóbulos brancos. São doenças de ocorrência mundial e podem levar os animais a desenvolverem manifestações clínicas variáveis, que se não diagnosticadas e tratadas no início levam o animal à morte.


Prevenção

Publicidade


Basicamente, são necessários dois cuidados para proteger os pets de possíveis infestações por parasitas: controlar a incidência de pulgas e carrapatos no ambiente e nos próprios animais.


Existem no mercado inúmeros produtos para fazer o controle ambiental dos parasitas, como talcos, sprays ou aerossóis e inseticidas. Peça ao veterinário informações sobre a melhor alternativa para o local onde vive seu pet. Ela vai orientá-lo sobre a forma correta de aplicação, de acordo com o ciclo de reprodução e vida dos parasitas.


Também existem diversos parasiticidas que podem ser aplicados na pele de cães e gatos, mas a maioria dos produtos vai para a corrente sanguínea dos pets e só chega aos parasitas quando o animal já foi picado. O problema desse tipo de produto é que, uma vez picados, os pets correm o risco de contrair doenças.

Uma novidade para combater os parasitas, sem colocar a saúde dos pets em risco, é um medicamento chamado Effipro, um parasiticida que elimina pulgas e carrapatos por contato, ou seja, não há necessidade dos parasitas picarem os animais para morrerem. Outra vantagem do produto é que ele pode ser aplicado logo após o banho. Também no caso de controle de parasitas no animal o veterinário deve ser consultado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo