Poluição, temperatura, luz, produtos de limpeza, umidade são alguns dos fatores que podem ser implacáveis e causar danos que colocam em risco a durabilidade de quadros, obras de arte, presentes de pessoas queridas, recordações de viagens inesquecíveis, entre outras peças que fazem parte da história das pessoas.
É com essa sensibilidade, que o trio de restauradoras da Croqui, Tereza Penteado, Regina Gierlemger e Zizi Bandeira de Mello, com mais de 19 anos de experiência em restauro, detectaram os principais problemas que causam a deterioração das peças e desenvolveram algumas dicas práticas de manutenção e limpeza para prolongar a vida útil de objetos que possuem valor inestimável.
"A ação preventiva de conservação é muito importante, já que não é invasiva como a restauração", explica Regina. "Com estas dicas as pessoas também poderão entender o trabalho do profissional de restauro e descobrir que qualquer tipo de peça pode ser restaurada, desde quadros até imagens santas de plástico", complementa Zizi.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Dicas práticas e simples
1. Pinturas (óleo/acrílico/aquarela)
Pinturas de qualquer tipo não devem ficar expostas à luz direta ou em ambientes com muita luz ultravioleta. As pinturas a óleo e acrílico têm cores mais resistentes que aquarelas, que são trabalhos em papel e devem ter um cuidado maior;
Nenhum tipo de quadro deve ser colocado em paredes com encanamentos ou lareiras;
Os quadros devem ser fixados com cerca de 3mmm afastados da parede para que o ar circule (usar pastilhas de silicone nos cantos do verso da obra);
Nunca aplicar produtos de limpeza nas pinturas e nem nas molduras. Se houver excesso de poeira sobre uma pintura mais texturizada, passe uma trincha ou pincel de pelos de cabra. Neste caso, a limpeza só é indicada quando a pintura não está se desfazendo em flocos;
A cada quatro meses, remover os quadros para limpeza do verso com uma trincha de pelos de cabra e verificar uma possível instalação de ovos de insetos;
Nunca borrifar produtos de limpeza sobre os vidros dos quadros, pois o líquido pode penetrar nos vãos e ser absorvido pelo papel.
2. Vidro, cerâmica e outros artefatos que podem quebrar
Em caso de acidente, não tente colar com produtos caseiros ou colas de secagem rápida; elas podem causar danos irreversíveis às peças. O ideal é recolher os cacos e pedir a orientação de um profissional.
3. Prata
Limpar com flanela e carbonato de cálcio, que pode ser encontrado em casas de produtos artesanais. Não use esponjas de aço.
4. Porcelana
Lavar com água, sabão neutro e esponja de espuma macia. Não colocar na máquina de lavar-louça.
5. Tapeçaria
Não expor à luz do sol, que pode desbotar os fios.
6. Peças empoeiradas (exceto pinturas ou desenhos)
Passar uma esponja macia com água e/ou sabão neutro e depois usar um pano seco.
É importante ressaltar que as dicas colaboram para prolongar a vida útil dos objetos, mas não impedem o aparecimento de marcas e danos mais graves provocados pela ação do tempo. Quando a peça atinge este estágio de deterioração, somente as técnicas utilizadas na restauração podem recuperar os estragos. "As pessoas pensam que restauração é reforma, reconstituição, reconstrução e não é nada disso. O restaurador intervém na obra quando sua leitura foi prejudicada pela deterioração", explica Regina.
Serviço:
Croqui
Mais informações pelo telefone (11) 3083-2056