Final do ano chegando e todo mundo quer passar a virada com aquela roupa branca linda para trazer muita paz e prosperidade para o próximo ano. Mas e depois que o Réveillon acaba, como cuidar delas e mantê-las branquinhas como se estivessem novas? A Lava e Leva separou as melhores dicas. Confira:
1 - A primeira dica e a mais essencial é na hora da lavagem: nunca misture as roupas coloridas com as brancas, pois isso pode fazer com que elas fiquem manchadas.
2 - Preste muita atenção na etiqueta, uma vez que ela contém as informações corretas sobre a lavagem, em quantos graus a água deve estar, quais produtos usar, se pode ou não passá-las, entre outras.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
3 - Se caso a peça manchar, utilize produtos anti-manchas antes de lavá-la, pois depois de ter ido a máquina o dano pode ser permanente.
4 - A quantidade de produto a ser usado também pode ajudar ou prejudicar o tecido. Sabão em pó, água sanitária e amaciantes em excesso podem, além de manchar, fazer com que a roupa perca a maciez.
5 - Para evitar o amarelado, o uso de produtos branqueadores é um grande aliado durante a lavagem, pois, além de tirar o amarelo, ele potencializa a lavagem e a higienização.
6 - Roupas brancas não podem ser usadas mais de uma vez sem terem sido lavadas, pois isso ajuda a amarelar as roupas, mesmo que pareça limpa ou que tenha sido usada por curto tempo.
7 - Em viagens, não guarde as peças brancas em sacolas plásticas, procure sempre envolvê-las em TNT, papel seda ou tecidos azuis, que bloqueiam a entrada de raios solares e, assim, previnem o amarelamento e outros possíveis danos.