Alguns objetos podem ser grandes aliados na limpeza da casa e com truques certos, é possível fazer um ótimo uso deles. O giz não é útil apenas para os professores escrevem nos quadros negros, nem para as crianças brincarem, ele pode ser muito útil na rotina de sua casa. O giz contém componentes químicos e propriedades que podem ajudar muito quem cuida da casa. No entanto, para evitar alergias é importante sempre ficar atenta para o material não entrar em contato com o nariz e a boca. Veja abaixo dez maneiras que usar o giz como um aliado nos cuidados com a sua casa:
1 – Prevenir mofo nos armários
Um pacote com giz em um armário é capaz de prevenir o desenvolvimento de mofos, por absorver a umidade do local.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
2 – Remover manchas de graxa
Manchas de gordura ou produtos gordurosos, como a graxa, são muito difíceis de saírem de tecidos, mas o giz é a solução para o caso: basta esfregar giz na área afetada e deixar descansar por cerca de 10 minutos, depois bata a roupa para retirar o pó do giz e lave normalmente na máquina de lavar. Neste o caso, o giz também funciona como um absorvente, ele absorverá a gordura da graxa e facilitará que a mesma saia da roupa de vez!
3 – Dar brilho às peças de prata ou peltre
É comum que ao longo do tempo as peças de prata, sejam elas joias, ou itens de utilidade doméstica ou decoração, percam seu brilho. Para resolver, deve-se guardar um pacote de giz próximo ao local onde se guarda a prata, pois o giz puxará toda a umidade para si e, assim, evitará o escurecimento das peças compostas por este rico material. No caso das peças de peltre, ou seja, liga de chumbo, estanho, antimônio e cobre, deve-se fazer uma pasta com um pedaço de giz e vodca. A pasta deve ser esfregada na peça que depois deve ser enxaguada.
4 – Marcar colocação de mobiliário
Para fazer a decoração de um ambiente é preciso planejar muito bem a disposição dos móveis, mas existe a dificuldade de não usar um produto que manche chãos e paredes, ou deixem as demarcações como definitivas. Esta questão pode ser resolvida com o giz, pois usá-lo para delinear onde será colocada cada peça é uma ótima maneira de obter uma visão realista do resultado final, evitando dispor itens em posições que dificultem a circulação de pessoas e sem deixar qualquer vestígio, já que o giz é de fácil remoção.
5 – Lixar superfícies
O giz funciona como uma lixa suave que é capaz de deixar superfícies planas e remover sujeiras superficiais sem deixar arranhões.
6 – Manter a caixa de ferramentas livre de ferrugem
Assim como o giz é capaz de tirar a umidade de armários e evitar que a umidade do ambiente escureçam peças de prata, o seu potencial de absorção de umidade também pode ser usado para manter a caixa de ferramentas ou outros locais onde se guardam quaisquer peças de metal livre de ferrugem.
7 – Dar estabilidade na hora de manipular ferramentas
Muitas pessoas têm as mãos bem suaves e úmidas e por isso não conseguem manipular ferramentas sem que estas escorreguem das mãos. Passar um pouco de giz no cabo das ferramentas resolve o caso. Uma prova de que esta técnica dá certo é o fato de levantadores de halteres profissionais, usam o giz nas mãos para evitar que as enormes peças pesadas escorreguem e caiam sobre eles.
8 – Prevenir infestações de formigas
As formigas não gostam de cruzar linhas de giz, pois são avessas ao carbonato de cálcio contido no produto. Portanto para afastar as formigas, desenhe algumas linhas em torno de onde as formigas estão vindas para detê-las.
9 – Rotular frascos reutilizáveis
É interessante que frascos de cozinha que sejam usados de forma diversa tenham identificação de conteúdo e validade do produto que guarda. Colar um pedaço de plástico adesivo preto nos potes e escrever informações com giz sobre o contact é uma boa maneira de deixar tudo identificado e poder apagar escrever de novo sempre que necessário.
10 – Disfarçar rachaduras nas paredes
Pequenos cortes e arranhões nas paredes podem ser disfarçados com a aplicação de giz sobre o local. Basta encontrar um giz que tenha a mesma cor da tinta com que a parede foi pintada. (Fonte: Dicas de Mulher)