Na correria do dia a dia a preocupação em limpar aqui e ali e dar atenção a diversos cômodos, quase ao mesmo tempo, acaba deixando um ou outro móvel com ares nem tão limpos. O fato é que alguns deles sempre passam despercebidos pelo ‘samba’ da limpeza, como os estofados. Geralmente confeccionados com tecido, couro ou vinil, eles demandam manutenção para que não percam a cor e tenham a boa durabilidade.
Caso o estofado seja de tecido, a melhor proteção é a aplicação de uma película impermeabilizante (Teflon ou Scotchgard). Ela impede o acúmulo de resíduos de poeira, de alimentos ou de líquidos no tecido. Com ela, é possível limpar respingos do estofado com apenas um pano úmido. Para reavivar o brilho do tecido e prolongar a vida útil da película, recomenda-se passar um ferro quente (temperatura para algodão). Esta dica não vale para tecidos que não têm a película protetora.
Abaixo, você confere dicas preciosas para realizar uma limpeza mais pesada sem agredir o estofado:
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Sofás em couro
O couro de estofados deve ser limpo com sabão puro, nunca use detergente. No caso de perder o brilho, é indicada a aplicação de um condicionador para restaurar a umidade. Especialistas recomendam o uso de espuma de uma solução feita de água morna com sabão líquido para lava-louças. Após esfregar levemente a espuma, limpar com uma escova de cerdas macias e, em seguida, enxaguar com uma esponja úmida.
Sofás em vinil
O mesmo método usado para os sofás de couro pode ser aplicado na limpeza dos estofados de vinil. Outra maneira é usar bicarbonato de sódio em um pedaço de pano, acompanhado por uma limpeza leve com sabão líquido para lava-louças. Nunca use óleo; ele endurece o estofado.
Sofás em tecido
O tecido usado para revestir os estofados, geralmente, podem ser lavados em casa, mas é preciso atenção. Alguns deles pedem "lavagem a seco" e fazer o contrário pode comprometer a vida útil do móvel.
Para retirar uma mancha destes tecidos é recomendado o uso de solvente ou uma mistura de 1/4 de copo de sabão líquido para lava-louças com 1 copo de água morna. Se preferir usar esta solução caseira, deve-se aplicar a espuma sobre o sofá com uma escova de cerdas macias. Para enxaguar esfregue um pano úmido.
Para uma limpeza mais leve e, igualmente, cuidadosa, a Lider Interiores, empresa de móveis e decoração, destaca os principais cuidados a se tomar quanto a deteriorização do estofado.
Tecidos
● Use aspirador de pó ou escova macia.
Courino
● Remova a poeira com aspirador de pó ou espanador;
● Use pano branco limpo e umedecido com água;
Couro
● Remova a poeira com aspirador de pó ou espanador;
● Use o produto especial para limpeza de couro (indicado pela loja na hora da compra), com um pano umedecido em água. Em seguida, utilize pano macio e seco.
Acessórios
● Os mecanismos de giratórias precisam ter as articulações lubrificadas periodicamente (a cada 6 meses), com óleo lubrificante ou pó de grafite;
● Os mecanismos de sofás-camas precisam ter as articulações lubrificadas periodicamente (a cada 6 meses) com pó de grafite ou óleo lubrificante;
● Os produtos que possuem rodízios precisam ser limpos periodicamente, pois tendem a acumular sujeira e travar o mecanismo;
● Os acessórios metálicos devem ser polidos com cera automotiva;
● Cada variedade de revestimento apresenta particularidades na limpeza, em
virtude da diversidade de fibras em sua composição.
Serviço:
Lider Interiores