Com as cidades ficando cada vez mais cinzas, o sonho de muita gente é ter um jardim. Com os apartamentos diminuindo gradualmente de tamanho, esbarramos em outro problema: como cultivar plantas em ambientes fechados e além de tudo muito pequenos?
Escolher as espécies certas ajuda. Cactos, orquídeas e terrários são uma boa opção. Porém, em "miniapês" não dá pra fazer apenas isso, pois os vasos não podem atrapalhar a passagem e nem ocupar o lugar de algum móvel essencial. A saída, então, é abusar das paredes e dos cantinhos.
Veja abaixo 3 ideias eficientes para um jardim que ocupa pouco espaço:
1. Prateleiras
As prateleiras estreitas pintadas de branco não disputam a atenção com a coleção de suculentas e cactos. Além da estante suspensa, é impossível não comentar os recipientes usados no lugar dos vasinhos tradicionais!
Xícaras de porcelana lindas que ficam sempre escondidas no armário de louças podem virar protagonistas do minijardim.
2. Caixotes de plantas
De sucata a móvel hype, foi mais ou menos essa a trajetória dos caixotes reaproveitados na decoração.
Os caixotes foram empilhados em um canto da parede e agora apoiam vasos de diferentes tamanhos , alguns deles são feitos de materiais com ar sofisticado, como cerâmica artesanal ou cobre, então quebram um pouco o visual rústico do conjunto.
3. Jardim vertical
O queridinho das pessoas que moram em espaços pequenos. O único problema é o custo dos sistemas. Se a ideia é ter um resultado similar, mas de baixo custo, a saída é improvisar painéis de madeira para pendurar vasos com espécies pendentes.
Esses painéis podem ser feitos de sobras, pallets reaproveitados ou até mesmo um estrado de cama instalado na parede. (com informações revista Glamour)