Dicas

Vai comprar um aquecedor? Veja tipos, dicas de uso e de instalação

12 jun 2014 às 11:47

A venda de aquecedores tende a aumentar no inverno, mas é necessário alguns cuidados especiais na escolha e instalação do aparelho, para evitar problemas como queimaduras e danos ao aparelho.

São vários os modelos de aquecedores existentes no mercado e é preciso escolher o que mais se adequa ao ambiente que será instalado, por isso, é importante consultar um profissional antes de realizar a compra. A arquiteta Cristiane Sita, da Praquemarido, rede de reparos e reformas, alerta sobre o cuidado necessário na hora de escolher o aparelho.


"Existem cinco modelos de aparelhos no mercado: o elétrico, os cerâmicos, os que são à base de água, à base de óleo e os que são ar-condicionado com ciclo reverso (quente/frio). Cada um é ideal para um determinado tipo de ambiente, por isso, é necessário consultar um profissional para não fazer a escolha errada e ter problemas no futuro", afirma.


A escolha do aquecedor ideal é o primeiro passo, mas é preciso ficar atento ao tipo de uso, definição da escolha do local, utilização e armazenagem correta. "Quem já tem o aparelho costuma guardá-lo sem os devidos cuidados durante o verão. Já quem adquire um novo, na pressa em usá-lo, acaba fazendo de maneira incorreta e é quando os problemas surgem", conta Cristiane.


Para que não haja surpresas na hora de usar o aquecedor, a arquiteta da Praquemarido listou algumas dicas que podem evitar dores de cabeça.


Qual o aquecedor ideal?


Tudo vai depender do que você precisa, mas é importante saber as vantagens de cada modelo na hora da compra.


Ressecamento de ar: os aquecedores a óleo e cerâmicos ressecam menos o ar do que os outros;


Consumo de energia: os elétricos são os que mais consomem energia;


Rapidez de aquecimento: os cerâmicos são os que aquecem o ambiente mais rapidamente;


Ruídos: o aquecedor elétrico é o ideal para quem não gosta de muito barulho, ele é o tipo mais silencioso;


Queimaduras: os aquecedores à base de óleo e os cerâmicos são mais seguros para evitar queimaduras.


Na hora de instalar


Não colocar o aquecedor atrás de cortinas e próximo a locais onde ele pode ser molhado como chuveiro, máquina de lavar e pia, isso pode causar a queima do aparelho e até mesmo incêndios;


A tomada usada para o aquecedor deve ser exclusiva para ele, não usar benjamim para ligar outros eletrônicos;


Verificar com um eletricista se a rede elétrica do local em que o aquecedor vai ser instalado comporta o uso do aparelho. Se a tomada aquecer, significa que a fiação elétrica não é adequada e será necessário fazer uma reforma na fiação.


O uso do aquecedor


Enquanto o aquecedor está funcionando, mantenha o ambiente fechado. Correntes de ar deixam o ambiente mais gelado fazendo com que o aparelho se esforce mais para aquecer o local, o que gasta muita energia;


Uma técnica muito comum, porém errada, é secar roupas pendurando-as no aquecedor. Esse tipo de ação prejudica a durabilidade do aparelho;


Não deixar o aparelho ligado se não tiver ninguém por perto, assim você economiza energia;


Caso o aparelho apresente algum defeito, não tente consertar sozinho. Consulte sempre um profissional capacitado;


Os aquecedores móveis precisam estar desligados antes de desconectar da tomada para evitar a queima do aparelho.


Cuidados


Sempre que guardar o aquecedor proteja-o com um plástico. Isso evitará que o aparelho fique cheio de poeira e com mau cheiro quando for ligado;


Deixe fora do alcance de crianças, o aquecedor pode causar sérias queimaduras;


Não utilizá-lo perto de produtos inflamáveis, o aparelho deve se manter distante de roupas, móveis e objetos plásticos;

Se por um lado o aparelho deixa o ambiente aquecido, por outro ele torna o ar seco fazendo com que a saúde respiratória – principalmente de crianças e idosos – fiquem vulneráveis. A dica é colocar uma bacia com água em algum cantinho do ambiente no qual o aquecedor está funcionando, assim o ar se manterá úmido.


Continue lendo