Um ambiente confortável e quentinho é ideal nas estações mais frias. E o acessório que não pode faltar nesta época é o aquecedor. Além dele, é necessária uma dose de bom senso e muito cuidado. "Mesmo os aparelhos aprovados para uso domiciliar podem provocar uma diminuição da umidade do ambiente e algum grau de ressecamento das vias aéreas. Também há os riscos de incêndio quando não são observadas as recomendações do fabricante", alerta o neurologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Aluisio de Melo Jr.
Os aquecedores que mais prejudicam a saúde são os a gás e os de água, que podem provocar até mesmo a morte. "Estes aquecedores consomem oxigênio e, por isso, devem ter termostatos, ou seja, desligar quando atingem a temperatura. Além disso, é recomendado manter sempre uma janela aberta no ambiente onde o aquecedor está instalado. Caso contrário, pode ocorrer intoxicação por monóxido de carbono, com risco de lesão cerebral ou morte", ressalta. As lareiras também podem causar o mesmo tipo de problema. "É preciso checar se a chaminé não está obstruída, pois as brasas da lareira podem provocar intoxicação por monóxido de carbono também".
As lareiras, charmosas e com ar de tradicionalismo chique, escondem um grande perigo: a contaminação por monóxido de carbono que, quando respirado em grande quantidade, causa lesão cerebral seguida de morte
A exposição a aparelhos de ar-condicionado e aquecedores ainda podem alterar a qualidade e produção de lágrimas, provocando a Síndrome do Olho Seco. "A doença é causada pelo baixo volume na produção de lágrimas ou por uma disfunção lacrimal, quando a lágrima produzida é de má qualidade", explica o oftalmologista e diretor da Clinica Canto, Marco Canto.
Utilizar vasilhas com queima de álcool ou o fogão para se aquecer também pode ser arriscado e causar incêndios e queimaduras. "No caso de fogões, pode ocorrer uma explosão com a descarga de qualquer equipamento elétrico ou com a tentativa de reacender a chama", observa Aluisio de Melo Jr. Os aquecedores a óleo são os mais indicados. "Os modelos que possuem timer para desligar são ainda mais seguros, pois diminuem a chance de produzir queimaduras e incêndios", salienta.
Mais indicados, os aquecedores a óleo não consomem oxigênio e não fazem barulho
Dicas de segurança
Para que os cômodos fiquem aquecidos sem riscos para a saúde, o Aluisio Melo Jr. dá algumas dicas de como utilizar com segurança os aquecedores: