Não mais necessariamente vista como uma morada definitiva, a casa de campo é entendida hoje como um refúgio a elementos que a corrida vida urbana nem sempre consegue entregar: tranquilidade, paz interior e um contato intrínseco com a natureza.
Nem sempre foi assim: até a metade do século passado, mais da população brasileira residia na zona rural. O êxodo para as cidades inverteu esse quadro e hoje quase 85% dos brasileiros moram em áreas urbanas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
É um lugar de contato com o verde, principalmente por meio do fazer manual, das comidas caseiras no fogão à lenha e do perfumar a casa com os temperos colhidos na horta. É, sobretudo, um espaço associado ao coração e à família.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Ciente dos desafios para decorar uma morada tão importante para uma conexão consigo mesmo e com a natureza nos tempos atuais, a by Kamy separou 5 dicas para te ajudar no décor de casas de campo! Confira:
Respeito à natureza ao redor
Ao projetar uma casa como essa, é essencial conhecer e refletir sobre o local, o clima, o solo, as espécies de plantas e animais típicos daquela região em que ela está inserida. É preciso conviver em harmonia com todos esses aspectos, respeitando-os como se estivesse pedindo licença para ocupar e dividir aquele local com eles.
A dica é ocupar racionalmente os espaços buscando respeitar a dinâmica daquele ecossistema sem deixar de tirar proveito do que ele oferece de melhor: a paisagem verde e o frescor dor ar podem – e devem – ser privilegiados por grandes janelas e esquadrias, abraçando essa vista.
Atmosfera acolhedora e aconchegante
Toda casa deve ser aconchegante, mas as de campo possuem características que demandam cuidados adicionais nesse aspecto: Seja pela proximidade com a umidade que vem da mata, pelas correntes de ar que circulam pelas áreas descampadas, morros e colinas, costumam derrubar as temperaturas.
O frio acaba se tornando um atrativo para passar os dias acolhido por esses locais, portanto, privilegie elementos de arquitetura e decoração que reforcem essa atmosfera, como o visual da madeira e outros acabamentos que aquecem visualmente os ambientes. Se o local costuma ter temperaturas mais baixas na maior parte do ano, vale considerar uma lareira!
Aproxime as pessoas
As casas de campo costumam privilegiar os espaços de convivência entre familiares e amigos, criando e reforçados laços pessoais. Isso nem sempre ocorre na cidade, especialmente porque lá a rotina corrida costuma restringir essa conexão a ocasiões e atividades pontuais.
No campo a proposta é diferente, é jogar conversa fora vendo a vida passar devagar no conforto e calor da casa. Para te ajudar nisso, os tapetes são grandes aliados, sobretudo na sala de estar/living, o coração do projeto, pois forram confortavelmente a superfície sobre todos os móveis da sala, conectando uns aos outros. Lembre-se de escolher modelos mais quentes ou rústicos com um toque mais quente, como é caso de tapetes de lã e algodão em mesclas mais espessas.