Uma tecnologia inventada pela NASA promete revolucionar o consumo de energia nas residências. À base de água e microesferas ocas de vidro, uma tinta especial é capaz de reduzir a temperatura dentro das casas.
Podendo ser aplicada em qualquer superfície, o efeito é melhor quando utilizada nos telhados das construções, por ser a parte que mais recebe os raios do sol. A promessa é que a economia seja de aproximadamente 60% no consumo de energia elétrica.
A tinta foi pensada para revestir aeronaves, navios e tubulações, por conta do calor no interior desses locais. Como logo ela se popularizou, as pessoas começaram a usá-las como um isolante térmico, sendo usado, inclusive, como substituto do ar condicionado.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
De acordo com o Ciclo Vivo, mesmo ganhando destaque no mercado, a tinta não é reconhecida para projetos de revestimento térmico. O site afirma que as licitações ainda exigem o poliuretano nas obras.
Como ela custa metade do preço das espumas de poliuretano, a expectativa é de que essa tinta ganhe a adesão dos brasileiros rapidamente. (Com informações de Ciclo Vivo)