Na sua casa, o seu gato provavelmente tem mais acesso às coisas do que você, encontrando novos objetos atrás da geladeira, embaixo dos móveis e até em cima das prateleiras.
Por esse motivo, é quase impossível colocar as coisas onde eles não podem acessá-las. Para a maioria de nós, isso significa guardar alguns objetos especiais em lugares fechados e conviver com o fato que ele derrubará pequenas coisas dos móveis e prateleiras como se fosse uma brincadeira.
Mas para alguns donos a maior preocupação não é o gato derrubar e brincar com as coisas, mas sim, comê-las.
Esse comportamento é perigoso e pode gerar problemas sérios no seu gato. É importante encaminhar um gato que come o que não deve para um veterinário para ver primeiramente se está tudo em ordem e entender se o problema comportamental é um resultado de algum problema de saúde no animal.
Embora existam várias teorias sobre o motivo pelo qual os gatos comem objetos não-comestíveis, ainda não se sabe a razão por esse comportamento. Dentre as diversas teorias sobre sua causa, estão problemas digestivos, tédio, ansiedade e até porque enxergam isso como uma brincadeira.
A primeira coisa que você deve fazer é remover os objetos que ele está comendo da sua casa. Compre novos brinquedos e petiscos para o seu gato. A ideia é mostrar que existem coisas mais interessantes do que as coisas que ele está comendo atualmente.
Para incentivá-lo ainda mais a brincar, dê atenção ao seu gato sempre que ele brincar com uma coisa que você goste ou um pequeno pedaço de petisco próprio para gatos. Dessa forma, ele entenderá que quando brinca com os seus novos brinquedos, não somente se diverte mas também recebe a sua atenção.
O que vários de nós fazemos na hora de tentar inibir um comportamento no gato é dar uma bronca ou castigá-lo de alguma forma. Mas a verdade é que esse comportamento não funciona para gatos e, além de não resolver o problema, piorará o seu relacionamento com ele.
Isso porque as pesquisas apontam que gatos não respondem a castigos e broncas e somente aprendem com métodos positivos.
(com informações Link Animal)