Se você quer ter em casa um cantinho verde, mas tem pouco tempo livre para se dedicar aos cuidados com as plantas, uma opção é investir em variedades que se adaptam em pequenos vasos, precisam de pouca água e quase nenhuma 'manutenção'. Conheça sete tipos de plantas que resistem (e persistem), mesmo sem receber muita dedicação:
Espada de São Jorge
Essa espécie de folhagem é extremamente adaptável à realidade de quem decide cultivá-la. Pode ser mantida sob o sol ou mesmo à sombra, em espaços que recebam luz solar indireta. Além disso, ela "prefere" que o vaso não esteja encharcado – perfeita para quem não tem tempo para se dedicar às flores.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Crássula
A crássula é uma espécie de planta com folhas mais grossas e "suculentas" – o que significa que, quando cortadas, expelem um tipo de líquido -, perfeitamente adaptadas para armazenar boas quantidades de água. Por esse motivo, essa planta não exige que você a regue todos os dias, mas deve ser mantida em um local que receba iluminação solar direta.
Chifre-de-veado
Com folhagens espessas e que marcam bem o ambiente, o chifre-de-veado pode ser cultivado em xaxim, dentro de um vaso grande. A água necessária para esse tipo de planta se limita a borrifadas generosas duas vezes por semana. A única exigência é que o ambiente em que ela se encontra seja bem iluminado.
Rosa de pedra
Outra plantinha considerada "suculenta", a rosa de pedra é tão bonita quanto sugere seu nome. Ela se abre como uma rosa, porém mantém um aspecto "endurecido", devido ao fato de armazenar água em suas folhas e caule. Como a água pode apodrecer suas raízes, o ideal é que seja mantida sob o sol e regada apenas uma vez por semana.
Cacto
Uma vez que são originários de regiões desérticas, os variados tipos de cactos gostam exatamente de ambientes secos e bem iluminados. Sejam cactos grandes, pequenos ou mini, compõem uma bonita decoração de interiores e quase não exigem cuidados. Regar uma vez a cada sete ou dez dias e mantê-los sob a luz do sol são as únicas necessidades fundamentais dessas plantas.
Violeta
Talvez a planta de interior mais conhecida, a violeta é um hit entre as jardineiras de fim de semana justamente porque não pede mais que alguns cuidados básicos para sobreviver. Se você decidir ter uma violetinha, basta regar duas vezes por semana, sem molhar as folhas e flores, e deixa-la em um ambiente que receba apenas luz indireta.
Begônia
Além de linda e robusta, a begônia também é uma flor de cultivo fácil e sem segredos. Regá-la sem molhar as folhas e flores, além de protegê-las do sol direto e da friagem já é o bastante para que ela se desenvolva perfeitamente. (Fonte: Dicas de Mulher)