Muitas pessoas começaram a reparar ainda mais na importância dos ambientes na convivência e no bem-estar, visto que o isolamento social se tornou presente na rotina de grande parcela da população. A sala de estar, por exemplo, é um espaço que resume muito bem o que é viver e estar em uma casa.
Neste contexto, a sala de jantar também se tornou um espaço ainda mais importante. Se bem projetada, ela pode acolher as pessoas, não só para as refeições, mas também para trabalhar, estudar, jogar, conversar e interagir.
Decorá-la com tapetes, no entanto, é algo que ainda levanta muitas dúvidas nas pessoas. Afinal, pode usar tapete na sala de jantar? Se sim, de qual tipo e como? Para responder a essas dúvidas, a by Kamy traz abaixo o que você precisa saber para acertar na decoração da sala de jantar com tapetes!
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Dicas para decorar a sala de jantar com tapetes
Embora algumas pessoas ainda acreditem no contrário, os tapetes são muito bem-vindos na sala de jantar. Para não errar, é preciso estar atento a três características dos tapetes: a composição, o formato e o tamanho
O tapete ideal para sala de jantar é aquele que tem espessura fina, pelo baixo e seja fácil de limpar. Esses atributos tornam os tapetes persas, orientais, kilins e sintéticos alguns dos modelos mais recomendados, pois são mais resistentes, não enroscam com os pés das cadeiras e agregam conforto térmico e acústico.
É preciso ter cuidado com as mesas cuja base são de mármore ou ferro. O excesso de peso vai limitar as chances de movimentar regularmente o tapete, danificando o local de contato entre a base e a peça. Por isso, não é aconselhável tapetes de pelo alto, visto que o peso da mesa e os pés da cadeira ficarão marcados.
O formato do tapete deve, preferencialmente, acompanhar o da mesa e, portanto, deve-se evitar colocar tapetes redondos com mesas quadradas ou retangulares, mas um tapete quadrado pode estar debaixo de uma mesa redonda.
Outra situação que frequentemente ocorre em salas de jantar maiores é usar duas mesas quadradas. Neste caso, pode-se usar um tapete retangular grande ou dois quadrados.
Essa orientação sobre o formato tem relação com tamanho da peça, pois é preciso respeitar uma margem de pelo menos 1 metro entre a borda da mesa e a do tapete, conforme a figura abaixo:
Se o tapete é menor do que o adequado ou não tem um formato compatível com o da mesa, aumentam as chances de, em algum ponto, as cadeiras ficarem muito próximas ou até com parte dos pés fora das bordas, o que pode causar acidentes. Essa margem ajuda inclusive a destacar as barras, valorizando-as no visual do ambiente.
Uma alternativa para não isolar os buffets em salas ainda maiores é usar um tapete oversize que seja capaz de cobrir toda a metragem disponível. Outra boa dica é usar uma passadeira entre a mesa de jantar e o buffet/aparador, harmonizando o caminho entre o se servir e se sentar mesmo se ele for estreito.