Fim de ano logo nos remete a festas, presentes e decorações natalinas, com muitos adereços e luzes. Entretanto, não podemos nos esquecer que, mesmo nessas épocas, incidentes acontecem e atrapalham as comemorações. No período que antecede o Natal, muitas ocorrências estão relacionadas à má instalação de enfeites que utilizam eletricidade e, exatamente por isso, devemos tomar alguns cuidados ao decorar casas e estabelecimentos para que um incêndio não cause perdas materiais e coloque vidas em risco.
Antes de começar a decorar, é fundamental que a instalação seja planejada, levando-se em conta o melhor local para se colocar as luzes - cortinas, sofás e outros materiais que tenham facilidade para alastrar o fogo devem sempre estar bem longe desses enfeites. Ter atenção à qualidade, à procedência e ao tipo do material e evitar a compra dos que não possuem o selo do Inmetro também são precauções muito importantes. A compra de produtos seguros, mesmo que isso custe um pouco mais, é a melhor alternativa, já que economizar nesses momentos pode acabar "custando caro".
Além de prezar pela qualidade dos materiais, a instalação elétrica tem de receber atenção para que não seja mal-feita. Com isso, deve se entender que os fios não devem sobrecarregar a alimentação de energia, pois podem gerar faíscas ou curtos circuitos e, assim, iniciar um foco de incêndio. Outra atitude comum, mas que deve ser evitada, é a ligação das luzes na mesma tomada ou benjamim que abastece vários equipamentos ao mesmo tempo.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Mesmo sendo algo inesperado, um incêndio, mesmo que pequeno, pode fazer com que momentos de alegria sejam lembrados por um motivo indesejado. Apenas algumas atitudes simples, desde que feitas da maneira orreta, tornam-se eficazes e garantem a tranquilidade e a segurança de todos.
*Por Ilan Pacheco, engenheiro eletricista especialista em proteção contra incêndio.