Na hora de escolher as cadeiras de cada ambiente da casa, desde a sala de jantar até a poltrona de leitura ou uma simples banqueta que fica passeando pelos cômodos da casa, é preciso levar em consideração não apenas o design mas principalmente o conforto do móvel.
Cadeiras com design diferenciado sempre se destacam na decoração da sala de jantar, porém, na hora de escolher um móvel como este é necessário atentar não somente ao visual, mas também para o conforto.
A sala de jantar é, tradicionalmente, um lugar para receber os amigos e familiares e se os aspectos ergonômicos das cadeiras não forem observados, o resultado pode ser um ambiente desconfortável.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Tamanho da peça, frequência de uso, presença ou não de braços e de estofado, e altura das cadeiras são os itens que devem ser verificados para garantir o conforto. "Na altura, por exemplo, a diferença de estatura entre as pessoas leva uma cadeira a ser mais confortável para algumas e menos para outras. Temos casos de clientes para os quais fizemos peças com a mesma altura e largura, mas com profundidade e altura do assento diferentes", explica o arquiteto Miguel Feres Rodrigues.
Outro ponto a se analisar é o apoio lombar de quem senta, especialmente para quem usa a cadeira por bastante tempo. "Hoje em dia as pessoas gostam de ficar sentadas à mesa, conversando, então as cadeiras com bom apoio lombar e também com braços são mais confortáveis mesmo após horas sentado. "Sentar na cadeira é essencial para escolher e observar o conforto", conta Miguel.
O arquiteto ressalta também a importância de cadeiras e banquetas confortáveis para salas gourmet, pois nelas o tempo sentado engloba também o preparo da refeição. "Na hora de projetar uma cadeira é preciso pensar tanto no visual, que é quando se olha para a cadeira e essa parece confortável e decora o ambiente, quanto no conforto técnico ou anatômico", completa.