Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Impacto na saúde

Saiba como prevenir e como acabar com os mofos da sua casa

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
17 dez 2019 às 08:55

Compartilhar notícia

- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apesar de ser formado por estruturas microscópicas, o mofo pode ser um enorme pesadelo dentro de casa. Capazes de tirar o sono de qualquer morador, eles impactam diretamente na saúde e na qualidade de vida das pessoas que frequentam os locais onde estão presentes.

Na decoração, o mofo também é um grande problema, já que, além de deixar o ambiente com uma aparência desagradável, atinge com frequência materiais porosos, como madeira, pedra, gesso e MDF. Esses materiais facilitam a reprodução desses fungos, principalmente atrás de móveis, guarnições ou rodapés fabricados a partir dessas matérias-primas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas você conhece as principais causas que favorecem o aparecimento desse fungo e todos os riscos à saúde?

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação do equipamento

Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco

Imagem de destaque
Confira as dicas

Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta

Imagem de destaque
Prevenção e cuidados

Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno

Imagem de destaque
Prevenção

Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios


Para esclarecer as dúvidas, a Indústria Santa Luzia separou tudo que você precisa saber sobre o mofo e as principais dicas para tratar e prevenir a proliferação dentro de casa. Confira:

Publicidade


Riscos - Os sinais mais comuns em pessoas que convivem constantemente com o mofo são dores de cabeça constantes, sangramento no nariz, fadiga, dificuldade em respirar, sinusite, asma, bronquite, tosse, náuseas e infeções crônicas.


Causas - Facilmente identificado no visual, o mofo se prolifera com facilidade em locais úmidos como cozinhas e banheiros, além de ambientes quentes e escuros. O alerta é dobrado se você residir em uma região onde a combinação entre temperatura e umidade relativa do ar elevadas é frequente. O micro-organismo se espalha pelo ar e, se encontrar condições favoráveis em outros espaços, se multiplica.


Como tratar e prevenir - As principais medidas para evitar a reprodução desses fungos são buscar maneiras de manter os ambientes bem arejados, permitindo a entrada de luz solar, além de tratar e investigar possíveis infiltrações. Realize manutenções periódicas em aparelhos domésticos que podem gerar umidade, como o ar-condicionado.

Um outro ponto fundamental é a higienização do ambiente: caso já exista mofo no local, limpe os fungos das superfícies duras com água e detergente, mas não deixe o ambiente molhado por um longo período de tempo. Além disso, evite a concentração de materiais porosos dentro de casa, que são mais propensos a serem afetados pelos fungos, como a madeira, gesso e o MDF.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo