Quando chega a época de tirar os edredons, cobertores e colchas do armário, muitas vezes as peças apresentam manchas, mofo e odores. Isso acontece devido à umidade, que impede a peça do enxoval de respirar dentro do guarda-roupas.
Outro erro comum é a lavagem e o armazenamento do edredom de forma incorreta. Por isso, especialistas recomendam que essas peças não devem ser lavadas em casa.
De acordo com a proprietária da rede de lavanderias Lavasecco Franchising, Maria Alzira Linares, o edredom mal conservado pode sofrer danos irreparáveis. "Antes de guardá-lo por um longo período é importante lavá-lo para remover eventuais manchas ou sujeiras que, se não removidas de forma especializada, podem se fixar para sempre no tecido", alerta.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Além disso, algumas máquinas residenciais de lavar-roupas não comportam edredons volumosos e acabam por não fazer uma limpeza com qualidade. Seu grande volume faz com que o atrito com as paredes e o agitador da máquina provoque desgaste no tecido e o desbotamento das cores.
Isto sem contar que estes equipamentos não estão preparados para trabalhar com o peso que representa um edredom encharcado, comprometendo seriamente os rolamentos da máquina a médio prazo. Aí a conta da assistência técnica sai mais cara, sem contar a dor de cabeça.
Economia de espaço e água
Para conservar o edredom de forma correta e livre de mofo, é recomendado guardá-lo na embalagem a vácuo. Além de economizar espaço, a embalagem especial evita a proliferação de fungos. Opte pela embalagem a vácuo. Um sistema seguro que comprime e diminui o tamanho do edredom sem danificá-lo e protege da umidade.
Lavassecco
(www.lavasecco.com.br)