Com o verão em alta, as piscinas voltam à tona como uma das melhores alternativas para se refrescar com as altas temperaturas da estação. Mas como deixá-las constantemente limpas, cristalinas e ''saudáveis''? Entre os principais cuidados, equilibrar os níveis de pH é essencial para manter a qualidade da água.
O pH desnivelado faz com que os produtos químicos utilizados para o tratamento da água tornem-se ineficientes. E, quando os valores estão abaixo ou acima do nível ideal - entre 7,2 e 7,6 -, a água tende a provocar irritação dos olhos e das mucosas, além de corrosão e deterioração do revestimento da piscina. O mercado oferece medidores de pH portáteis, simples e fáceis de manusear. Os valores, segundo a Instrutherm, especializada em instrumentos de medição, variam entre R$ 90 e R$150.
De acordo com o tamanho da piscina, o ideal é que a medição seja feita em ''ponto-cruz''. O aparelho pode ser utilizado tanto para comprovar a eficiência do trabalho realizado por um profissional, quanto para identificar o momento de refazer a manutenção - caso os níveis não estejam dentro do padrão indicado, existem produtos químicos específicos para a regulagem.
Vale ressaltar que existem outros cuidados básicos para garantir a qualidade da água da piscina, como: filtragem, aspiração, desinfecção etc.