Não faz muito tempo que o termo "tinta natural" não fazia sentido, afinal, de origem dos elementos encontrados na natureza toda tinta era natural e portanto chamada apenas de tinta. É isso que o artista capixaba Jhon Bermond, que se aventura pelo campo da permacultura e resolveu compartilhar seus conhecimentos por meio de uma cartilha online.
Ele começa fazendo um contexto histórico da arte da pintura e segue explicando formas de obter as tintas, substâncias aglutinantes (que são as que dão liga), além dos fixadores e conservantes naturais. A apostila é um guia muito bom para quem está começando.
Por meio do material, você descobre por exemplo que é possível obter o pigmento amarelo do abacate. Já com a casca do ovo adquire a cor branca: fazendo a trituração e passando na peneira, usando água como diluente, clara ou cola como aglutinante e soro fixador. O processo é ecologicamente correto e usa os recursos que a própria natureza oferece. No caso do autor da apostila, o resultado do trabalho é usado para criar suas belas ilustrações.
Confira aqui a apostila.