Dicas

Saiba como cultivar maracujá no seu jardim

03 fev 2010 às 11:46

O maracujá é uma planta trepadeira de mil e uma utilidades. Além dele ser um importante ingrediente para diversas receitas de bebidas, sorvetes e doces, pode ser empregado como medicamento e ainda como uma planta decorativa nos jardins das casas. No uso medicinal, o maracujá possui propriedades sedativas e tranqüilizantes, sendo muito indicado para combater ansiedade, insônia, estresse e dor de cabeça.

Apesar de existirem cerca de 400 espécies, somente duas espécies são as mais importantes na produção de frutos: o P. edulis e o P. alata. Os frutos destas espécies tem ampla utilização culinária, prestando-se para o consumo in natura e para o preparo de sucos, geléias, sobremesas e molhos para carnes.


Por apresentar o crescimento vigoroso e contínuo, o maracujá é adequado para cobrir cercas, pérgolas e caramanchões. Ele deve ser cultivado a pleno sol, em solo fértil com boa adubação orgânica e regado periodicamente para uma boa floração e frutificação. A maioria das espécies não é tolerante ao frio e às geadas. Como o tempo, ele pode perder a beleza e a saúde, nestes casos é necessário o replantio. Multiplica-se por estacas e principalmente por sementes e a floração ocorre no verão.


Aprenda aqui a cultivá-lo no seu jardim


Passos


1) Coloque o pé de maracujá a 30 ou 40 cm de distância de outras plantas, já que as raízes se estendem em um raio de 60 cm aproximadamente.


2) Escolha um lugar de meia sombra com um solo rico em nutrientes.


3) Você pode usar a planta para decorar muros, grades, terraços, treliças ou pérgolas, já que o maracujá é uma trepadeira que atinge até 9 m de altura.


4) Mantenha o solo bem úmido, sem deixar encharcar.


5) Durante os meses de inverno, borrife água nos órgãos superiores da planta a cada 15 dias.


6) A flor do maracujá pode ser usada com fins decorativos e os frutos amadurecem entre o fim do verão e o começo do outono.

Fonte: howstuffworks e Jardineiro.net


Continue lendo