O desajeitado casamento do ventilador de hélice com a luminária de teto está com os dias contados. A Viva Vento, marca brasileira de ventiladores de parede, e a Transoni Indústria de Componentes lançam em dezembro novo conceito de iluminação com ventilação de teto: a luminária Viva Oggi. Desenhado especialmente para a área residencial, o novo produto une economia, praticidade, segurança, conforto e modernidade. O eletrodoméstico foi concebido pelo engenheiro e artista plástico Claudio Callia, e executa com total harmonia as funções de iluminação e climatização, na quantidade ao gosto do usuário e, principalmente, sem oferecer riscos de acidente ou ‘brigar’ com a decoração.
Fabricado em plásticos recicláveis ABS, PP e PS, o Viva Oggi é uma peça única, branca com detalhes em tom prata que remetem ao aço escovado, e de formato quadrado, iniciado por uma área de iluminação, com uma pequena pirâmide embutida e invertida no centro. Dentro da pirâmide ocorre a ventilação periférica, exposta por pequenas paletas que abrem e fecham independentemente da luminária.
Fixo a uma bandeja, o Viva Oggi oferece 2 opções de iluminação e três velocidades de ventilação, acionadas por teclas que emitem sinais sonoros, úteis para deficientes visuais. Um terceiro botão, de função rápida, permite acender 4 de um total de 8 lâmpadas frias de 15 watts, e acionar o ventilador após 2 segundos, com timer para desligamento opcional de 30, 60 e 120 minutos.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
ECOLÓGICO – Arte aplicada, com patente de invenção, o Viva Oggi atende à política ambiental dos três ‘Rs’ (reduzir, reutilizar e reciclar): a própria embalagem, reaproveitável, se transforma em outras duas caixas, ótimas para guardar trecos. "É um produto muito prático, seguro e comprometido com o meio ambiente", destaca Alexandre Soong, diretor da Viva Vento, 33 anos, que disponibilizará o produto nas principais redes varejistas do País, com preço sugerido de R$ 450. Silencioso e de fácil instalação, o produto também será destinado ao setor hoteleiro
O revolucionário conceito de ventilador/luminária é resultado dos esforços de Claudio Callia, a Viva Vento e a Transoni, cujo investimento inicial estimado é de R$ 1 milhão. Adepto a peças artísticas mescladas à tecnologia e funcionalidade, Callia decidiu há alguns anos criar uma solução mais harmônica de ‘luminária ventilador’. Isso depois de passar uma noite sem dormir, por causa do calor e do desconforto causado pelo barulho e instabilidade de um antigo ‘ventilador luminária’, fixo no teto da casa de um amigo. "Venci o desafio", diz.
KNOW HOW - No mercado desde 1997 e com 80% das vendas voltadas para o corporativo, a Viva Vento resolveu há dois anos disputar o segmento residencial no País, com a transferência do valioso know how, caracterizado pela fabricação de produtos mais seguros, sujeitos a intempéries, e potentes. Com o Viva Oggi, a empresa, cuja capacidade produtiva alcança a casa de 10 mil ventiladores/mês, estima alavancar em 10% as vendas num prazo de um ano.
Fabricante 100% nacional de microventiladores, eletrobombas e hélices para o mercado de reposição da linha branca, com sede em São Caetano do Sul, a Transoni Indústria de Componentes Eletromecânicos participa do Projeto Viva Oggi como uma realização alicerçada há anos. "Fornecemos durante três anos motores para um antigo fabricante de ventiladores e tínhamos muita vontade de entrar forte na área de climatização, agora surgiu a oportunidade", afirma Raul Miras, diretor da Transoni, no mercado desde 1987 e responsável pelo desenvolvimento do ferramental para injeção de plásticos do Viva Oggi.