Não tem jeito! Com o passar do tempo os rejuntes ficam opacos e encardidos e pior: em áreas molhadas criam bolor mesmo que você "se mate" para eliminá-lo. Assim, como todo o restante da casa, essas áreas merecem manutenção e a mais indicada é a troca do rejunte.
Para trocar a cor ou renovar a cor original do rejunte, o procedimento pode ser feito de duas formas:
Tradicional - Consiste na retirada completa do rejunte antigo,limpeza do local,e rejuntamento com novo rejunte da mesma cor ,ou cor diferente se for o caso. Para retirar o rejunte antigo deve-se usar ferramenta apropriada. A Cortag comercializa este tipo de ferramenta denominada ¨raspador de rejunte¨ . Após a remoção do rejunte antigo e limpeza do local, espalhe o novo rente com uma desempenadeira emborrachada e após 15-20 minutos finalize o acabamento com uma esponja úmida.
Pintura do rejunte - Outra forma de renovar a cor original ou mesmo trocar a cor do rejunte é a pintura. A Usina Fortaleza disponibiliza para este fim a linha Zapt. É um composto pronto e fácil de usar,pois a embalagem em si já é o aplicar. Após passar o Zapt em todo o rejunte aguarde o tempo estipulado na embalagem e limpe com esponja úmida.
Atenção! O Zapt apenas pinta o rejunte antigo. Se o rejunte tiver falhas, primeiro preencha estas os espaços vazioa com rejunte comum e após secar aplique o Zapt em todo o local.
Agora é só escolher o método mais conveniente para sua casa e mãos à obra. (Fonte: O Azulejista)