Grande aliado na vida doméstica, o papel-alumínio apresenta versatilidade não só na hora de preparar alimentos, mas também no dia a dia facilitando a vida das donas de casa em outras situações. Conheça a seguir 14 possibilidades de uso desse item que vão muito além da cozinha:
1. Preparo de alimentos
A grande dica é prestar atenção nos lados do papel-alumínio. Para que seu uso seja eficaz no preparo de pratos cozidos é preciso saber qual a maneira certa de colocá-lo.
O lado brilhante e liso, que reflete melhor as ondas de calor, deve ficar em contato com o alimento para acelerar o processo, além disso, por ser menos aderente é a parte que gruda menos nos alimentos.
Se a ideia for manter o prato coberto na geladeira, o segredo é deixar o lado brilhante para fora, para que ele rebata as ondas de calor que invadem o utensílio quando ele é aberto.
2. Tesoura cega
O papel-alumínio pode ser usado para resolver esse problema cotidiano. Basta pegar alguns pedaços de papel-alumínio amassados e cortá-los com a tesoura cega. Depois de repetir o processo algumas vezes, a tesoura estará afiada e novinha em folha.
3. Passar roupa
Cubra a mesa ou a passadeira com papel-alumínio com a parte brilhante voltada para cima. Em seguida, cubra o papel com um tecido, como um lençol. Com esse truque vai ser preciso passar a roupa só de um lado porque o calor do papel vai deixar o outro lisinho.
4. Panela suja ou grills
Para remover sujeiras difíceis de panelas, basta esfregar uma "bolinha" de papel-alumínio no utensílio, que vai ficar limpinho e brilhante após alguns minutos.
5. Frutas
Para evitar que a banana fique escura, envolva a extremidade com o papel-alumínio. Ou cortou a maçã e não quer deixá-la na geladeira? Embrulhe-a com papel-alumínio e ela será conservada por mais tempo.
6. Para confeitar
Com o papel, faça um cone multiuso. Moldável e impermeável, ele não irá sujar suas mãos e irá quebra o galho na hora de preparar doces, por exemplo.
7. Acabe com as goteiras
A dica é simples: use o papel-alumínio para cobrir forros com goteira. Como ele é impermeável, nenhuma água irá invadir lugares indesejados.
8. Proteger maçanetas e dobradiças de respingos
Na hora de pintar portas, cobrir as maçanetas e dobradiças com papel alumínio é uma boa pedida para evitar que estas percam seu brilho original.
9. Mover móveis pesados
Par tal basta colocar pedaços de papel-alumínio em baixo dos pés do móvel e arrastá-lo. O papel -alumínio, além de não arranhar o piso, promove um fácil deslizamento.
10. Estender a durabilidade do sabão
Os sabões envoltos em papel-alumínio duram mais, pois este produto afasta a umidade que promoveria o desgaste.
11. Passar tecidos delicados
Tecidos como seda, lã ou viscose ficam enrugados muito facilmente. Para não ter que contar com um serviço profissional somente para mantê-los lisos, basta colocar uma folha de papel- alumínio em cima da peça de roupa na hora de passar, pois assim o calor necessário para deixar a roupa lisa será transmitido sem danificar o tecido.
12. Desfazer grânulos de açúcar mascavo
A receita para fazer o açúcar mascavo ficar com grânulos finos é simples: pré-aqueça o forno a 300 graus, forre uma assadeira com papel alumínio, espalhe o açúcar mascavo por cima e leve ao forno por cerca de 5 minutos.
13. Deixar as massas de tortas mais crocantes
Um método fácil e infalível para fazer com que as massas de tortas fiquem crocantes e ao mesmo tempo impedir que queimem é retirar a torta do forno um pouco depois do meio do processo de cozimento e cobri-la com papel-alumínio.
14. Reutilizar lã de aço úmida
Para não ter que jogar fora a lã de aço umedecida após um breve uso por conta das possíveis ferrugens, é só dispô-la sobre uma bola amassada de papel alumínio. É possível também guardar a lã de aço já usada no freezer envolta no papel-alumínio.