Dicas

Profissionais dão dicas para não errar na hora da reforma

18 ago 2009 às 09:43

O segundo semestre começa com planos para deixar a casa mais bonita para as festas de final de ano. Além disso, o tempo mais quente favorece e anima para reformas e pintura dos ambientes. Mas a obra deve ser planejada em seus mínimos detalhes, é o que recomenda o Núcleo Paulista de Arquitetura e Decoração, que reúne os melhores profissionais da área de arquitetura, empresas de engenharia e decoração do Grande ABC e capital.

"Todas as ações que se pretende fazer devem ser estudadas para que não haja mudanças no meio da obra. Isso gera novos gastos com material e com mão de obra, que terá que refazer ou modificar o projeto", diz engenheiro José Carlos Fontana.


O material utilizado pode ser barateado se orçado em um mesmo lugar. É importante fazer diversos orçamentos para achar o local mais barato, mas a compra total costuma render bons descontos.
A contratação de pessoas para executar a obra também é uma preocupação. Os especialistas recomendam que, sempre que possível, uma empresa de engenharia ou uma empreiteira seja contratada para cuidar de toda obra, assim ela será responsável pela contratação e gestão de pessoal.
Após o mês de agosto, quando a temporada fria e de chuvas ameniza começa o melhor período para pintura, especialmente de áreas externas. Os meses de outubro e novembro também são beneficiados pelo tempo quente. Especialistas do Núcleo aconselham evitar pintura em épocas chuvosas e úmidas, pois, além de demorar mais por conta da secagem, este clima pode modificar o resultado final da cor.


A tinta acrílica é mais resistente e lavável indicada para áreas externas, enquanto a PVA é mais fácil de ser aplicada e a esmalte é indicada para peças de ferro, alumínio e madeira. É importante também pensar no uso do ambiente que será pintado. Locais com crianças, por exemplo, podem ser pintadas com tintas laváveis evitando danos e necessidade de manutenção freqüente.
A troca de revestimentos e pisos normalmente gera muito incomodo aos moradores, quando a reforma é realizada com a família dentro de casa. Segundo o arquiteto Shinpei Sunaga, do Núcleo Paulista, um banheiro de 2,90 X 1,50 demora dependendo das condições encontradas uma média de 4 dias para ser totalmente reformado. "Não é mais necessário o antigo quebra-quebra, atualmente a tecnologia desenvolveu uma argamassa que permite que o novo revestimento ou piso seja aplicado sobre o material antigo."


Outra dica do arquiteto Shinpei Sunaga é a de sempre que for fazer mudanças em pisos e paredes vale o proprietário investir e revisar a parte hidráulica e elétrica que sofre desgaste com o tempo. Essa ação gera uma economia a longo prazo, evitando problemas de vazamentos, de energia e de quebra-quebra no futuro.

O Núcleo Paulista de Arquitetura e Decoração fica em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, um dos maiores pólos moveleiros do País. O objetivo da associação é colocar o cliente em contato com arquitetos, decoradores e fornecedores de forma ágil. No site, www.npad.com.br, entrevistas com profissionais podem ser agendadas pelo cliente sem complicações. Além disso, o endereço traz dicas e fornecedores associados ao Núcleo.


Continue lendo