Dicas

Playgrounds de condomínios devem ser divertidos e seguros

12 jan 2011 às 12:41

Os condomínios possuem cada vez mais opções de lazer para seus moradores. Piscina, academia, playground, espaço gourmet, brinquedoteca são apenas algumas das áreas oferecidas para que os condôminos possam se divertir sem sair de casa. Mas para aproveitar todos os benefícios das áreas comuns, é importante tomar algumas medidas para evitar imprevistos com os equipamentos e principalmente com os usuários.

Nas áreas de lazer as crianças são sempre mais vulneráveis a acidentes, já que além de peraltas, não têm consciência dos riscos que podem estar correndo. "Os pais devem ficar de olho quando os pequenos estiverem brincando no playground, na piscina ou em qualquer outro espaço. Além disso, o condomínio deve ter regras específicas quanto o uso dos equipamentos", alerta Antônio José da Silva, presidente da Primar Administradora de Bens.


Segundo Silva, o espaço físico do playground deve ter tamanho suficiente para que os brinquedos sejam dispostos corretamente. A organização dos equipamentos precisa ser planejada e levar em conta vários fatores, como a área de passagem mínima das crianças entre um e outro brinquedo. "Os equipamentos devem indicar para qual faixa etária é indicado e para reduzir o impacto em caso de quedas, o piso pode ser revestido com um material emborrachado", sugere.


Reprodução


Os equipamentos dos playgrounds devem ser fabricados com materiais adequados e ter certificação de órgãos de fiscalização, como o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), além de seguirem as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). "Os brinquedos ideais são aqueles feitos de madeira ou plástico, pois os que usam ferro como matéria-prima podem machucar as crianças e enferrujar", aconselha o empresário.

Para garantir a segurança, os brinquedos do playground devem ser revisados constantemente e a manutenção realizada sempre que necessário. Recomenda-se checá-los diariamente, para verificar se há alguma avaria e fazer uma inspeção registrada a cada três meses. Além disso, uma vez ao ano um profissional especializado deve avaliar as condições dos equipamentos. "Um parquinho bem estruturado, com a manutenção em dia pode evitar muitos acidentes e as crianças podem se divertir tranquilamente".


Continue lendo