Ter uma horta de flores traz muitos benefícios. Além de colorir e embelezar a nossa casa, algumas espécies como a Tagete funcionam como repelentes naturais, que ajudam a manter insetos longe da horta. Já a lavanda e a Calêndula perfumam a casa. A Amor-Perfeito, de sabor adocicado, e a Capuchinha, com gosto levemente apimentado por exemplo, são flores comestíveis que podem dar um toque todo especial nos seus pratos.
Assim como uma horta de hortaliças, as flores também precisam de cuidados. Para isso, saber a melhor época para plantio, como adubar, podar, entre outros cuidados importantes ajudam a manter o seu jardim florido e saudável.
Oldemar Diniz, idealizador do blog ‘Projeto Verdejar’ no Instagram já planta há muito tempo e dá dicas de como manter um belo jardim. "Aqui na horta do Verdejar já cultivei e cultivo algumas flores, como: Cravo Chabaud, Zinias Gigantes da Califórnia, Zinias Lilliput, Girassóis tanto do amarelo como o vermelho, Onze Horas, Elegans Bicolor, Tagetes, Capuchinhas, entre outras. E o segredo para todo e qualquer tipo de flor está no substrato usado", conta ele, complementando que o substrato é que vai ditar todo o ritmo de crescimento e também determinar a floração de cada um destes cultivares.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Ele explica ainda que utiliza um substrato 2-1. Ou seja, para cada 2 partes de terra ele utiliza 1 parte de esterco de gado curtido. Segundo Oldemar, esta primeira adubação é fundamental para que quando a semente começar a germinar, as raízes encontrem os nutrientes necessários e a planta produza folhas saudáveis. Além disso, este substrato precisa ser leve, bem drenado e livre de sementes invasoras, pois ele conta que estes fatores influenciam e muito a qualidade das flores no futuro. Você pode encontrar o substrato e demais materiais em agropecuárias, floriculturas e lojas especializadas.
"Em um mesmo vaso é possível ter diferentes flores. Escolha um vaso grande o suficiente para que elas possam se desenvolver e faça seu arranjo natural. Plante primeiro em uma sementeira. Isso ajuda as mudas a receberem a quantidade ideal de água desde o primeiro dia de plantio. Outra vantagem é que na hora de transplantar para o local definitivo você terá uma noção melhor de quanto espaço cada flor precisa no vaso".
Depois dessas dicas é só escolher as flores que mais gosta, colocar a mão na terra e esperar seu jardim florescer lindo e colorido.