Natureza é vida. E no intuito de trazer mais vida e alegria à casa, as plantas estão se tornando adornos indispensáveis na decoração. Seja nas salas de estar ou de jantar, na cozinha, e até mesmo no banheiro, o verde torna-se uma excelente opção para deixar os ambientes mais bonitos e vibrantes.
A designer de interiores e artista plástica AnaLu Guimarães, do estúdio Na Lupa Design, é adepta da especificação de plantas para os ambientes internos da casa. "Plantas são sempre fundamentais na composição de um espaço agradável. Incorporar a natureza dentro das edificações do espaço urbano é imprescindível para que o ser humano relaxe, devido à percepção de habitat natural", ressalta a profissional, que utilizou plantas no Banheiro Público, ambiente assinado por ela na mostra Morar Mais Por Menos 2015.
A designer de interiores Melina Mundim, que usou plantas no Living, seu ambiente na Casa Cor Minas 2015, enfatiza que o toque paisagístico pode estar presente em qualquer espaço da casa. "(...) é um retrato do que os clientes me pedem nos projetos que é o verde, o contato mais próximo com a natureza. As plantas ajudam a criar o clima de relaxamento que o homem moderno anseia muito hoje em dia".
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Já para quem quer utilizar o verde na sala de jantar, a designer de interiores Laura Santos mostra que é uma proposta perfeitamente possível. A escolha da designer foi pelas samambaias. "As plantas dão um toque de frescor e naturalidade, trazendo a natureza para o ambiente. Além de contrastar com o material utilizado no projeto, no meu caso, a madeira. As plantas são muito bem-vindas dentro de casa".
Outro ambiente em que as plantas são bem-vindas e ainda podem agregar uma funcionalidade é a cozinha. As arquitetas Luciana Araújo e Nathália Otoni, do escritório Óbvio Arquitetura, criaram uma horta vertical na Cozinha Gourmet, ambiente que elas assinam na Casa Cor Minas 2015. "A ideia é aproveitar o ambiente e trazer a natureza para o interior da casa. Com a preocupação em ter uma alimentação mais saudável e feita em casa, a horta se encaixa como um resultado natural. É sempre bom ter ervas frescas por perto e como não duram muito dentro da geladeira, essa opção vem bem a calhar. Optamos por verticalizar a área verde e o resultado chama bastante atenção", exaltam.
A única ressalva feita por todas as profissionais é em relação ao uso de plantas no quarto. Isso porque algumas delas podem soltar pólen ou ter cheiro forte e, como muitas pessoas gostam de dormir com a porta do quarto fechada a circulação de ar no espaço fica prejudicada, isso pode ser prejudicar a saúde de pessoas alérgicas.
Nos outros ambientes, no entanto, o verde é muito bem-vindo, desde que receba a devida atenção no que diz respeito à iluminação, ventilação, umidade e espaço.
As preferidas na decoração são samambaias, ráfis, imbé mexicano, bromélias, zamioculca e espada de São Jorge.