Morar em apartamento - principalmente os pequenos - é algo difícil para quem gosta de plantas. Normalmente as pessoas desistem de ter um jardim ou plantas quando vão para apartamentos e têm uma rotina corrida. Mas existem muitas plantas de cultivo mais fácil que podem ser perfeitas para quem não quer abrir mão de ter um pequeno jardim.
Mesmo a falta de espaço e a altura serem algo limitador para quem mora em apartamento, muitas plantas podem ficar em ambientes mais fechados e não precisam de um grande terreno para crescer. É possível levantar o astral do apartamento com cor e um ar mais puro.
A Lança de são Jorge tem um formato ideal para não ocupar muito espaço, suas folhas são verticais e a irrigação só é necessária uma vez a cada duas semanas. A água deve ser jogada direto na raiz e não nas folhas. Além de uma planta linda, ela fica melhor ainda em um vaso decorativo e suas muda são baratas, em torno de R$25.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Os Cactus são plantas com uma manutenção muito tranquila, eles ficam lindos em qualquer cantinho e são ótimos, pois você pode escolher os da forma que agrada mais ou que combine mais com sua casa. Ele não precisa de muito sol como as outras plantas, mas é preciso prestar atenção em sua terra, ela não pode ficar o tempo todo seca. É preciso umedecê-la uma vez por semana. E eles têm preços e tamanhos muito variados.
As Violetas são outra opção maravilhosa para apartamentos, além de muita cor para o ambiente, elas são flores pequenas e fáceis de cuidar. É preciso aguá-las apenas 3 vezes por semana e a variedade de cores que elas têm é incrível. São perfeitas para o parapeito das janelas ou sacadas e, até mesmo para pôr na cozinha.
A Zamioculcas é outra planta perfeita para ser cultivada em apartamentos, ela é bonita e traz viva ao lugar. Suas folhas são chamativas e continuam bonitas mesmo que você esqueça vez ou outra de cuidar dela. Regando uma vez por semana já é o suficiente. Ela não precisa ser deixada em contato direto com o sol, isso na verdade, não estimula seu crescimento, é bom que fique em ambientes com menos luz do sol. Cantos de sala ou quartos são ambiente perfeitos para ela.
O Lírio da Paz também são plantas sensíveis a contato direto com o sol, ele pode queimar suas folhas. Mas a planta é linda para mesas de canto ou balcões. Seu solo deve ser mantido sempre úmido e suas folhas vão ficando cada vez mais verdes com o passar do tempo. Não é uma planta muito grande, então pode ser colocada em diversos ambientes.
A Jade é uma planta de vaso que parece uma pequena árvore. Ela é charmosa e podem ficar bem em qualquer mesa, aparador, balcão ou estante. Ela tem um crescimento bem lento e suas folhas são de um tom de verde quase azulado. É uma planta que precisa de luz direta pelo menos uma vez ao dia e irrigação uma vez por semana, mas seu solo precisa ser umedecido todos os dias, mas com pouca água para não regar muito, apenas molhar o solo levemente.
Por fim, a última dica de planta para aparatamento é a Azaleia, uma flor linda e colorida, que alegra e decora qualquer ambiente. As azaleias precisa de bastante luz do sol e são perfeitas para janelas e varandas/sacadas. Suas cores são muitas e ela precisa de bastante água, pelo menos de dois em dois dias.
Quando for decidir as plantas para o seu apartamento, é importante pesquisar sobre a espécie e ter certeza de como cuidar dela. Para fazer com que as plantas colaborem na decoração, tome muito cuidado com a maneira que serão dispostas, para que tudo esteja de acordo com as necessidades da planta.
(Com informações de Hometeka)