O outono no Brasil começa no dia 20 de março, época em que ainda está um pouco quente. Aos poucos as temperaturas começam a cair na maioria dos estados, e as folhas de algumas espécies de árvores amarelam e até caem. As plantas começam a entrar em estágio de hibernação. Durante essa estação, as flores e árvores se alimentam, pois no inverno, entram em estado de ‘dormência’. Por essa razão, é necessário tomar alguns cuidados com as plantas que estão sendo compradas nesse período.
De acordo com a paisagista Daniela Sedo, é justamente no outono que as plantas se resguardam de energia, para que na primavera elas floresçam, frutifiquem e se mantenham bonitas durante muito tempo. "O cuidado com a escolha das plantas é o fundamental", ensina.
"O que acontece é que muitos acabam optando, para a montagem de um projeto de jardim de outono-inverno, por plantas tropicais, como Heliconias e Bananeiras. Entretanto, esses tipos de plantas queimam e ressecam durante o inverno.", explica a especialista.
"Nessa temporada é um ótimo momento para procurar por plantas que tenham um estilo mais clássico com flores miudinhas, como Pinheiro, Kaisuca, Buchinho, Azaléia, Peperomia, Mini Antúrio entre outras – todas essas espécies vão florescer durante o inverno e começo da primavera.", explica Sedo.
Durante o inverno, a manutenção do jardim deve ser reduzida, pois a evaporação da água será feita mais devagar, por falta de calor. "No outono existe o dobro de cuidado com as plantas, a adubação deve ser feita com muito rigor, e as plantas exigem muita água, para que possam aproveitar ao máximo todos os nutrientes", lembra Daniela.
No outono/inverno é interessante trabalhar com paisagismo dentro de casa, com vasos coloridos feitos de resina – que dão um ar sofisticado e moderno para os ambientes. "O mais importante é cuidar bem das espécies nesse período, para que na primavera/verão as flores estejam lindas", finaliza a paisagista.
Serviço:
www.danielasedo.com.br