Hoje em dia é muito comum ver funcionários de um mesmo escritório "culparem" o uso do ar-condicionado por problemas respiratórios e doenças crônicas. Porém, muitas vezes isso acontece por causa das longas horas que este funcionário passa em um ambiente fechado, que pode sofrer com a chamada "síndrome do prédio doente". Esta síndrome acontece em locais que possuem ar-condicionado sem manutenção e um grande número de máquinas, fazendo com que o ozônio acumulado no escritório fique preso no ambiente. De acordo com pesquisa realizada pela Universidade do Estado da Pensilvânia, ambientes fechados que contam com vasos de plantas, apresentam uma concentração mais baixa de poluentes.
Para Carla Toledo, designer floral e proprietária da Reserva Floral, um dos benefícios do uso de plantas no ambiente de trabalho é a possibilidade de ter um filtro natural de ar, capaz de filtrar as impurezas existentes em um ambiente sem ventilação natural. "Por serem locais fechados, os escritórios possuem como grande vilão os poluentes liberados por aparelhos eletrônicos como ar-condicionado, impressoras e copiadoras. As plantas domésticas são ideais para estes locais, pois são purificadores naturais e retiram toda a poluição do ambiente", afirma Carla Toledo.
A designer conta que muitas empresas têm investido num serviço chamado Assinatura Floral, que apresentou um crescimento de 20%, em relação ao ano passado, e que garante a entrega de arranjos e flores frescas semanalmente nas empresas. "Além de oxigenar o espaço, as flores aumentam a integração social, criam um ambiente mais cordial, e até melhoram o humor", diz. Com um trabalho totalmente personalizado, as designers vão ao local para checar as características dos ambientes, auxiliar na escolha do tipo de flor, a quantidade e o tamanho do arranjo, dando atenção a elementos como luz, cor e móveis. Sempre são escolhidas plantas e flores nobres e da estação, e o preço das assinaturas varia de acordo com o tipo de arranjo.
Segundo pesquisa realizada na década de 70 pela NASA (Agência Espacial Americana) e a Alca (Associação dos Empreiteiros de Paisagismo dos Estados Unidos), as melhores plantas para este tipo de ambiente são as arecas, palmeiras-ráfis (consideradas mais eficientes), dracenas, samambaias, espada de São Jorge e babosa. "Mesmo em um ambiente pequeno, é possível realizar o cultivo de plantas de maneira simples. Basta saber escolher as que se adaptam às condições que o local tem a oferecer", complementa a designer.
Além de purificar o ambiente, as flores e plantas também podem melhorar o desempenho no trabalho. Um ambiente agradável pode fazer toda a diferença na dedicação de um profissional. Durante pesquisa realizada pela Universidade do Texas, homens e mulheres demonstraram mais pensamento criativo e apresentaram soluções mais originais para os problemas propostos no ambiente com flores e plantas.