Até mesmo um banheiro pode se tornar um espaço mais bonito e agradável com a ajuda de plantas. Diversas espécies se adaptam com facilidade a esses ambientes, mas é preciso ter cuidado é na hora da escolha. O ideal é optar por plantas resistentes ao vapor e a falta de luz natural.
A violeta é bastante recomendada por causa do seu florescimento contínuo, desde que protegidas do sol direto, contudo expostas a bastante luminosidade. A primeira dica é deixar o vaso próximo da janela.
Molhe a terra – nunca as folhas ou as flores – duas vezes por semana no verão e uma no inverno. A rega tem um segredo: como a violeta é inimiga do cloro, ferva a água e espere que alcance a temperatura ambiente antes de usá-la. Para adubar, alterne mensalmente entre farinha de osso e húmus.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Gigi Botelho, paisagista de São Paulo , afirma que entre os clientes dela são muitos pedidos de quem quer trazer o jardim para dentro de casa. "As pessoas veem isso em novelas e mostras de decoração e ficam interessadas. No entanto, não é qualquer espécie que se adapta, pois esse ambiente costuma receber menos luz e ser úmido e pouco arejado", diz ela. Se não houver janela no cômodo, você só desperdiçará tempo e dinheiro tentando manter as plantas vivas.
Para conseguir flores bonitas e saudáveis neste ambiente, a primeira dica é dispor o vaso próximo a janela, em local onde tenha claridade. Mas há plantas que gostam de meia-sombra como a miniespada-de-são-jorge, que aceita muito bem ficar no chão. Outras opções espécies que se adptam bem a lugares fechados são dinheiro-em-penca, rosa-do-deserto e asplênio.
Rosa-do-deserto
A paisagista Ana Paula Magaldi, também da capital paulista, ensina que na maioria dos casos deve-se empregar um substrato 100% orgânico de turfa, material de origem vegetal tão fértil que dispensa até a terra, já que soma todos os nutrientes necessários.
Para o plantio, prefira mudas crescidas, pois elas terão mais chances de sobreviver. "Para combater a umidade excessiva, procure manter os vidros abertos sempre que possível, permitindo a ventilação e a entrada dos raios solares", orienta.
Vale lembrar que mesmo tomando essas precauções, a plantinha pode não resistir devido às devido a condições adversas que o espaço oferece.
Àqueles que possuem um banheiro sem muita luz ou abafado, resta a opção de usar os exemplares artificiais, as chamadas espécies permanentes – não é a mesma coisa, mas já imprime um pouco de verde no espaço. (Com informações Leroy Merlin)