Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pergunte ao profissional

Piscinas pedem manutenção especial durante o inverno

Folha Casa & Conforto
15 jun 2010 às 17:29

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Durante o inverno, como deve ser feita a manutenção de piscinas. É possível diminuir a quantidade de produtos e de limpeza, uma vez que elas não são usadas? Quando a água fica com algas e turva, como faço para conseguir a cristalinidade de volta?

Mesmo no inverno as piscinas necessitam de cuidados, porém a quantidade de produtos utilizada é menor e a aplicação pode ser mais espaçada. A diminuição da quantidade de produtos ou frequência da limpeza não é um padrão, pois varia de acordo com o uso da piscina e com as influencias externas (temperatura, quantidade de matéria orgânica em contato com a água, etc). Para saber valores mais exatos para cada caso, o ideal seria se informar com um profissional de sua cidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Durante os meses de inverno tendemos a esquecer a manutenção das piscinas, o que pode deixar a água turva e com algas. É um mito pensar que para recuperar a cristalinidade da água basta aplicar o cloro em grandes quantidades.
Antes de iniciar o processo químico é necessário remover, com a redinha, as folhas e outros materiais que possam estar suspensos na água, ou depositados no fundo da piscina. O próximo passo é testar a alcalinidade total da água, que deve estar entre 80 e 120 ppm. Alguns kits para teste de alcalinidade fornecem este índice e também as dosagens de produtos que devem ser aplicadas em caso de correção.

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação do equipamento

Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco

Imagem de destaque
Confira as dicas

Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta

Imagem de destaque
Prevenção e cuidados

Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno

Imagem de destaque
Prevenção

Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios


Após a correção da alcalinidade total, vem a aplicação de uma dosagem de algicida de choque para a eliminação das algas. Se a infestação for muito grande pode ser necessária uma segunda aplicação. A cloração de choque é desaconselhada, pois além de ser inadequada para este caso, aumenta o custo do tratamento.

Publicidade


Depois do algicida é indicado que as paredes da piscina sejam escovadas para soltar as algas que possam ter ficado presas. O próximo passo é a aplicação do clarificante/floculante, que faz com que as algas mortas e outras partículas de sujeira se acumulem no fundo da piscina, dando condições para a aspiração. Depois que a água estiver límpida e sem vestígios de algas, o proprietário pode partir para a etapa da cloração.


Para evitar que as algas reapareçam, além de manter os índices de alcalinidade total, o pH deve permanecer entre 7,2 e 7,6 e o residual de cloro com, no mínimo, 1 ppm todos os dias. Além disso, é ideal a utilização de um algicida de manutenção pelo menos uma vez por semana.

*Consultor: Enilson Feltrin, especialista da Hidroall.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo